sábado, 4 de agosto de 2018

170 – NÃO FOI NO GRITO


OS  IMIGRANTE com NADA a PERDER
Tarsila do  AMARAL   - 1886 - 1973  operários 1933
Fig. 01 Diante da constatação do CORREIO BRAZILIENSE de agosto de 1818 da espantosa explosão numérica  da espécie humana de que “muitas regiões de Europa sofrem de um excesso de povoação: daí nasce uma variedade de males, que nenhum governo tem o poder de afastar, e que leva após si um séquito horroroso de crimes e atentados contra a natureza.  A solução singela de exportar estes rejeitos, das máquinas industriais europeias e de ficar apenas com aquilo que lhes  é útil,,  gerou favelados, miseráveis e aproveitadores que foram praticar alhures o mesmo  séquito horroroso de crimes e atentados contra a natureza que praticavam na sua terra de origem superpovoada

,” no Brazil, basta simplesmente a idea da possibilidade para que os homens dem a preferencia aos Estados Unidos; sugeitando se antes aos rigores de um múo clima, com o descanço do espirito, sem temor de arbitririedades, do que viver no delicioso paiz do Brazil, com o tormento interno de temer contínuadamente, que um delator secreto faça passar o homem mais innocente, do seio da sua família para uma prisaõ solitária”
CORREIO BRAZILIENSE AGOSTO de 1818 - VOL. XXI. No. 123, p.218 Miscellanea

No início do século XIX a EUROPA estava encerrando parcialmente o ciclo do primeiro COLONIALISMO de CONQUISTA E DOMÌNIO de NOVAS TERRAS. Na etapa seguinte os europeus iniciaram o processo do COLONIALISMO FABRIL. Neste segundo ciclo COLONIALISTA procuravam impor o MERCADO de CONSUMO dos PRODUTOS das suas máquinas e BUSCAVAM MATÉRIAS PRIMAS  implementos das suas FÀBRICAS.
A Inglaterra perdera, no final do século XVIII, as suas TREZE COLÔNIAS AGRÍCOLAS NORTE-AMERICANAS. No inicio do século XIX mudou a sua ênfase para  INDUSTRIALIZAÇÃO. Para este projeto necessitava de MATÉRIAS PRIMAS para os novos produtos além de mercados cativos para a SUA PRODUÇÂO em ESCALA COMPENSATÓRIA dos altos investimentos. De uma forma geral as COLÔNIAS eram meio e gente destinados a carrear recursos para a METRÓPOLE.  
Tudo isto foi realizado sem GRITOS.
Pedro WEINGÄRTNER 1853-1929 - Tempura mutantur 1889 - óleo 160.4 x 93.4 Acervo MARGS
Fig. 02. Os poucos idealistas,  que aceitaram o desafio de construir um NOVO MUNDO pelo seu esforço singular, deram-se conta, no Brasil, de que esta mesma terra já havia feito naufragar milhares destes sonhos humanos  idealistas. De um lado haviam se despedido de milhares de anos de uma civilização humana construída por sucessivos projetos civilizatórios enquanto no BRASIL necessitavam começar TUDO de NOVO, do NADA e  DIFERENTE do que na EUROPA..   O que os salvou de abandonarem tudo  foi aquilo que de essencial traziam o continente americano nos seus cérebros, nos seus hábitos e nas suas esperanças. De outro lado não havia meios e nem condições de retornar para a sua terra de origem.

CORREIO BRAZILIENSE - AGOSTO de 1818 - VOL. XXI. No. 123, pp. 175 até 179 - MISCELLANEA.
Das transmigrações com vista particular no Brazil.
Um dos principaes movimentos, pelo qual o gênero humano se adiantou, e pouco a pouco sometteu a Terra, saõ sem duvida as emigrações, que deram origem ás colônias. Ja nos tempos antiquissimos deixaram homens a sua pátria, exclamando como aquelle Teucro desterrado de Saiamina.
Quo nos cunque feret melior fortuna parente Ibimus, o socii comitesque ! Nil desperandum Teucro duce et auspice Teucro. Certus enim promisit Apollo Ambiguam tellure nova Salamina futuram. Hor. 1, 7.
Assim como este Attico transplantou os seus patrícios na viçosa Chypre, aonde fundou segunda Salamina, taes oS Phenicios, sob Cadmo filho do Rey Agenor*, embarcaram em numerosas turbas de Tyro e Sidonia para a silvestre Beócia fundando ali Thebes; outros Phenicios fundaram no sitio presentemente de Tunes, a depois tam potente Carthago, e, além das columnas de Hercules, Gades, a presente Cadiz. Colonos Gregos povoaram a Itália meridional, assim que a costa occidental da Ásia menor ; e foi nestas mesmas colônias que o espirito Grego se desenvolveu o
Da irmaã delle, Europa, recebeu a nossa parte do Mundo o seu nome, neamais felizmente. Em Athenas especialmente era muito usual que mostrando-se em qualquer parte um excesso de povoaçaõ, um grande numero de famílias pobres, mas industriosas, se transplantavam logo para paragens mais ou menos remotas.
Porto de Pireu no período da hegemonia de Atenas - Reconstrução
Fig. 03 De pois das quedas os impérios do Oriente Médio coube aos gregos a tarefa de repovoarem com a sua cultura a bacia do Mediterrâneo.  A liderança de Atenas usou o seu porto do Pireu abastecer e receber os produtos das suas colônias.

A Historia louva particularmente em Pericles a sabedoria com que soube dirigir similhantes emigrações. Assim Marselhas foi também uma colônia dos Phenicios, conforme Justino o relata. Trajano, o mais sábio dos Imperadores Romanos, mandou gram numero de cidadãos Romanos para a presente Ungria. Este sábio systema de translocaçaõ pereceu com a cultura Phenicia, Grega, e Romana. Os Bárbaros dos séculos do meio vieram devastar a Europa e África; nem sequer deixando aos profugos habitantes os meios d'emigrarem d'um modo proveitoso.
CARTAGO - Porto-militar e civil
Fig. 04  A colônia fenícia de CARTAGO superou rapidamente a sua metrópole .. Ao longo de três séculos espalhou colônias no norte da África, Sicília, ilhas Baleares e na península Ibérica,  fundando Cádiz sobre o Oceano Atlântico  No confronto com Roma foi derrotada e as suas colônias incorporadas pelos romanos como uma das grandes expansões desta agressiva republica emergente ;

Os Norraandos e Árabes, infestando os mares, faziam delles um theatro de roubos, e nem o sacro regaço de Neptuno offerecia um asylo contra os horrores da Barbaria. Aquelle desejo innato do homem de conhecer a sua Madre Terra em toda a extensão, se despertou principalmente desde que a invenção d'agulha ofTerecêra uma guia pelos desertos equoreos. Fizeram-se grandes descobertas ; transferiram-se exércitos aos paizes novos para os conquistar dos naturaes, ou dos descobridores; franqueava-se a passagem a muitos vagabundos e aventureiros; mas raras vezes se cuidava no estabelicimento de colônias regulares. Â única Inglaterra deu alguns bons exemplos na America Septentrional: Lord Baltimore, outro Teucro Britannico, fundou a cidade de Baltimore, hoje tam florecente; a Raynha Isabel ordenou uma bem regulada colônia para a regiaõ por ella denominada Virgínia; o sábio Penn, outro Orpheu ou Cadmo moderno, sorribou a Pensylvania, e dedicou ao amor fraterno a cidade de Philadelphia.
As sementes, que plantaram estes e outros varões prudentes, produziram uma colheita abençoada para os Estados Unidos, que presentemente florecem soberbas, formando já um Império, que em força interna naõ cede a qualquer dos Europeos. E porque agora 6er-noshia impossível d' efleituar o que esses homens briosos cumpriram, confiados n'ajuda Divina, e nas suas próprias forças?
Fig. 05 – Os africanos estão dando o troco pelas devastações que os europeus realizaram nos seus territórios O  refluxo -  da agressiva ação colonizadora dos europeus que atingiu milhares de pessoas do mundo todo -  aconteceu por meio de milhares de refugiados  Estes refugiados continuam rumando ao VELHO CONTINENTE no caminho inverso  daquele feito por seus antepassados colonizadores e imigrantes.  Os atuais imigrantes que estão na busca dos bens, das energias e as melhores condições de vida que estes europeus colonizadores lhes subtraíram usaram em proveito próprio a o longo dos dois últimos séculos, 

Muitas regiões de Europa soffrem de um excesso de povoaçaõ: dahi nasce uma variedade de males, que nenhum governo tem o poder de affastar, e que leva após si um séquito horroroso de crimes e attentados contra a natureza. A Historia he a mais sabia das mestras ; aqui) Io que um Pericles, um Trajano acharam acertado, também nos tempos presentes assim provará. Mas sem direcçaõ, sem ordem, sem leys naõ pode haver acerto nas em prezas humanas, e as emigraçôes, que presentemente se fazem carecem de todos esses requisitos; faltam aos infelizes desgostados da sua pátria um Cadmo, uma Dido, um Baltimore, um Penn. Elles correm esparsos, ou com as suas famílias, em tropas desordenadas, da Pátria para a beira mar, cahem às vezes nos maõs de alistadores, e perecem na miséria.
Jean-Louis André Theodore GERICAULT (1791-1824) - Jangada da Medusa
Fig. 06 – A  busca do lucro a qualquer preço, aliciava infelizes imigrantes que pereciam devido as precárias embarcações nas quais os atravessadores os metiam. Preludiava as práticas de que são vitimas os atuais refugiados que buscam a Europa.  Europeus que pereciam nos mesmos lugares e nas mesmas embarcações nas quis  estes armadores haviam transportado milhares de escravos. A desgraça destes ‘tumbeiros” não tinham a menor repercussão na imprensa. Enquanto isto o naufrágio do “MEDUSA” e alguns dos seus raros sobreviventes, mereceram variadas pautas  na imprensa e nos tribunais. Esta alarde despertou a atenção do artista GERICAULT que levou para um gigantesca tela um destes milhares de naufrágios que teve repercussões que são ouvidas  até os dias atuais,

Sem reflexão, sem providencia, só procuram um melhor solo que o da Pátria; e os vagabundos, que se vaõ associando aos bons e honrados, corrompem por fi m toda a turba transmigrante. Naõ se deveria conceder livre sahida aos vàdíos e criminosos; estes só merecem degredo. Somente o sujeito industrioso, practico em algum officio ou n'agricultura, só quem he saõ e valente, seja escolhido para Colono. Quem na pátria naõ prestava, ainda menos costuma prestar fora delia. Nem se mande o Colono prestadio para esse ou aquelle paiz indistinctamente, pois o achar elle ali por si mesmo o necessário sustento, he cousa que ás vezes encontra difficuldades insuperáveis.— Escolha-se, ao exemplo dos Pericles e Trajanos, o paiz para onde se transportem Colonos, e naõ os deixem partir sem primeiro haver-se ajustado com aquelle Governo uma convenção segura, relativa ao modo de prover ao emprego e adiantamento da Colônia. Entre todo. os paizes do Mundo actual, nenhum talvez careça mais de habitantes como o viçoso Brazil. A salubridade e branclura do clima, a fertilidade extraordinária do solo, o tornam um Paraíso terrestre, e assim mesmo nem a sua costa he toda povoada.
O alvo conduto imperial SP Família norte americana STEAGAIL fixar-se Santa Bárbara do Oeste
Fig. 07  A politica imperial brasileira continuou o projeto iniciado pelo Reino Unido. Certamente a  imigração de norte americanos ao Brasil é uma prova da acolhida que todas as nacionalidades mereceram nos seus piores momento..  Os sulistas havia pedido a GUERA da década 1860 contra o norte industrializado e sem escravos. A agricultura, as terras barata e a legalidade da posse de escravos atraíram estes norte-americanos ao Brasil

 O Soberano do Brazil he um Príncipe sábio, que faz um justo apreço d'um augmento de povoaçaõ, por tanto que este se componha de sujeitos capazes e diligentes. Se pois um homem de valor, energia, e conhecida probidade, que sendo practico n' Agricultura possuísse o dom de ganhar o affecto do povo, e inspirar-lhe confiança, se um tal, digo, tivesse a fortuna de mover algum dos Agentes diplomáticos de S. M. F. na Europa, a que o deputasse para o Rio-de Janeiro munido das necessárias recommendaçoens, ali deveria expor ao Soberano o seu plano phiJantropico.— Se este merecesse a approbaçaõ de S. M. aquelle homem devera entaõ viajar por todo o Brazil a fim d^scolher Regiaõ conveniente para uma grande Colônia Alemãa. Depois voltaria para a Pátria, fretaria aqui navios por conta do Governo Portuguez, e munindo estes com os mantimentos necessários para a viagem, nelles embarcaria certo numero escolhidode famílias industriosas. Naõ receberiam estas daquelle Governo mais que a franqueza da passagem, e o gasto dos utensílios da lavoura, que tivessem de comprar na Europa. Elias ficariam debaixo da direcçaõ daquelle Guia da Colônia, o qual governaria a sua grey pelas leys estabelecidas. No seu desembarque no Brazil transporlar-se-hiam logo para o sitio que se lhes destinara depois de circumscripto por Ingenheiros do paiz. A estação se escolheria de modo que podessem campear algum tempo em tendas, até haverem-se construído umas choupanas ligeiras. Apanhar-se liia, para seu uso, uma porçaõ do numeroso gado que vaga por aquelles sertoens
Santa Bárabara do Oeste SP Familia norte americana STEAGAIL
Fig. 08  A imigração de norte-americanos ao Brasil resultou da GUERRA CIVIL da década de 1860. Os vencidos e  donos de escravos, encontraram no Brasil acolhida e a mesma prática servil pela qual milhares de sulistas morreram e foram vencidos pelas armas .  Retrato de uma cultura que leva as suas ideias até as últimas consequências Também privados dos escravos continuaram numa terra na qual não deixam de praticar as suas tradições

Com este se cultivariam as terras, e talvez em breve espaço ostentassem uma nova Colônia Germânica florecente. Para lá se poderiam depois mandar os muitos Alemães dispostos a emigrarem, cujas habilidades ali achariam facilmente emprego, e remuneração. He natural que se lhes deveria conceder o livre exercício dos seus respectivos Cultos religiosos ; pois sem esta tolerância naõ pôde ter successo a colonização. Similhante concessão muito bem se pôde esperar da mente esclarecida dei Rey de Portugal. N'uma das cidades marítimas d'Alemanha se poderia entaõ estabelecer uma meza para o augmento dessa Colônia; mas naõ se acceitariam senaõ successivamente algumas pessoas e familias, que se podessem legitimar como membros úteis para uma Colônia. O habitante da Suabia, Saxonia, Silesia, Wetsphalia, das margens do Rheno, do Hanovre. que a pezar da sua industria e habilidade, naõ achasse na Pátria a sua subsistência, poderia entaõ lançar os olhos da esperança para aquella instituição ultramarina. Elle já naõ teria que recear de ser vendido por escravo branco na America Septentrional. O Governo Portuguez poderia adquirir este proveitoso augmento de vassallos industriosos, mediante uma despeza proporcionalmente módica: esta excederia a penas a meio Milhaõ de Patacas, e este cabedal talvez já nos primeiros annos ganharia bons juros. Todo aquelle que conhece os males que nascem d' um excesso de povoaçaõ, que sabe apreciar a grande vantagem d' estabelecimentos coloniaes, e que por experiência sabe quanto o Alemaõ se aclimatiza bem em qualquer zona, naõ achará quimerico este projeclo, e nesta esperança he que o Autor se attreve de o entregar ao Tribunal da Publicidade, no Correio Braziliense.
JOAÕ CHRISTIANO EHLERS[1], Preceitor n' Aula de Sl. lago em Hamburgo.



REYNO UNIDO DE PORTUGAL» BRAZIL E ALGARVES.
CORREIO BAZILIENSE AGOSTO de 1818 VOL. XXI. No. 123. Pp. 216 até 218 Miscellanea
Fig. 09 – O capitão Antônio SCHEFFER estava cumprindo,  a risca,  o que o CORREIO BRAZILIENSE publicou em agosto de 2018.  Percorreu os ESTADOS GERMÂNICOS do NORE ao SUL do Leste para o Oeste na busca de candidatos como imigrantes e soldados do Brasil; Percorreu e contratou imigrantes  mesmo territórios que não pertencem aà  atual Alemanha,  como a Bohemia ( atual Republica Tcheca) responderam positivamente a este esforçado agente do Império Brasileiro


Emigração para o Brazil.
Publicamos a p. 175 uma pequena memória, que se nos enviou da Alemanha, sobre a introdoeçaõ de colônias Aleinaãs no Brazil. A utilidade de similhante medida he evidente, e nós a temos sempre recommendado neste periódico, desde que tlle começou a existir. A maneira de o pôr em execução lie simplesmente o que pode admitlir disseussaõ. O aulhor da memória, (Mr. Ehlers) tendo em vista principalmente as colônias de mineiros,propõem, que se mande uni daquelles operários Aluinaens ao Brazil, a indagar e certificar-se do estado das cousas ali, e que voltando dê a seus compatriotas as noticias do que achar.e as informaçoens bastantes para os outros se regularem na empreza da emigração. Achamos, que em temos antigos os Reys, de Portugal adoptáram a mesma idea, e consta, que El Rey, D. Joaõ I estabelecera uma colônia de Alemaens juncto a Coruche.

Descrição do aspecto físico dos imigrantes alemães ao Brasil por  Eduard Theodor BÖSCHE

Fig. 10 – Certamente o bravo  capitão Antônio SCHEFFER não conseguiu atrair nenhum bem situado  e exitoso empresário ou operário para o seu projeto. A turma de emigrantes ao Brasil tinham aspectos físicos e costumes que espantariam qualquer um que tomasse o projeto como um passeio de recreio para uma terra estranha.  Se este aspectos desta gente assustava do outro lado era uma decisão da qual NÂO TINHAM MAIS COMO REGRESSAR com os SEUS PRÓPRIOS MEIOS e RECURSOS
[clique sobre o texto para poder ler]


Para islo naõ incorria o Governo em grandes despeza-», mas simplesmente dava a devida protecçaõ aos colonos. No caso que apontamos deo D. Joaõ I os maninhos juncto a Coruche a Lambert de Orches Alemão, para que os rompesso e povoasse, com obrigação de trazer a elles moradores estrangeiros d'Alemanha.
Com as mesmas vistas imitaram os Reys Porluguezce a política dos Judeos, estabelecendo cidades de azylos, com o que fizeram cm breve tempo dorecer essas povoaçoens. Ha, porém, um obstáculo, que lie preciso vencer, antes que se pense em persuadir os estrangeiros a que se vam estabelecer no Brazil, assim como fazem nos Estados Unidos, com tam .manifesta vantagem daquelle paiz, que a esta circuinstancia das einigraçoens da Europa deve a sua maior opuleucia. Este obstáculo lie a falta de confiança no Governo; pelo que diz respeito á segurança pessoal, e á inviolabilidade da propriedade particular. Está tam radicada na Europa a opinião da arbitrariedade do Governo no Brazil, que he preciso, antes de nada se fazer em tal plano, trabalhar por dissipar esta desfavorável preocupação; que a nova ley contra as sociedades secretas naõ pode deixar de atfiiMiar .''inda mais.
Fig. 11 – A primeira experiência brasileira de muitos imigrantes foi o acantonamento, para a quarentena, na ILHA das FLORES na Baia da Guanabara.  De um lado a segurança em terra firme após a travessia ossiânica de outro a dura realidade  um casarão pouco diferente de uma senzala

E com tudo naõ desesperamos de ver ainda remediado este mesmo inconveniente ; porque nem sempre ha de o Ministério estar cheio de Conselheiros aíferrailos a prejuízos, e que vivendo no meio dos progressos, que as outras naçoens vam fazeudo em civilização, queiram por força manter-se estacionados, com os mesmos erros, que a supeistiçaõ e a ignorância, ajudadas pelo despotismo À£ Castella, durante a sugeiçaõ de sessenta annos, introduziram em Portugal
Fig. 12 – O desembarque de imigrantes aos Estados Unidos estava em flagrante oposição comparada com a  primeira experiência brasileira dos imigrantes  acantonados para a quarentena na ILHA das FLORES na Baia da Guanabara.  O imigrante que  procurava Nova York vinha com alguma pequena fortuna, com uma educação mais qualificada  conectada com livre iniciativa  protegida pela leis e costumes herdados da TREZE COLÔNIAS

O Governo dos Estados Unidos, em vez de pagar aos emigrados que para lá vam da Europa, vende-lhes as terras, que tem de voJutas, e nisso consiste uma boa parte das rendas publicas. Esta preferencia que os emigrados dam aos Estados Unidos, naõ provém de outra cousa senaõ da opinião, que ha, de que as pessoas e propriedades dos indivíduos naquelle paiz recebem dns leys uma garantia, que o governo do Brazil lhes naõ oferece.
Fig. 13  Está mais do que provado que a solução, dos imigrantes nos Estados Unidos,  é um problema mal resolvido e sem sanar as causas. Um das causas é que os IMIGRANTES latinos  estão buscando o troco pelas devastações que os norte-americanos realizaram nos seus costumes, bens e tradições. Estes  IMIGRANTES são o   refluxo das agressivas políticas colonizadoras dos ianques.   A construção de e manutenção deste  MURO  - para deter este fluxo imigratório -  é a reinvenção as avessas da CORTINA de FERRO  SOVIÈTICA.   

Por mais raros, que fossem os exemplos da falta de protecçaõ publica aos direitos dos indivíduos, no Brazil, basta simplesmente a idea da possibilidade para que os homens dem a preferencia aos Estados Unidos; sugeitando se antes aos rigores de um múo clima, com o descanço do espirito, sem temor de arbitririedades, do que viver no delicioso paiz do Brazil, com o tormento interno de temer contínuadamente, que um delator secreto faça passar o homem mais innocente, do seio da sua família para uma prisaõ solitária. Repetimos outra vez : he necessário dissipar esta idea na Europa antes que se possa esperar uma numerosa e útil população de emigrados Europeos no Brazil: e naõ duvidamos, que ainda se possa persuadir o Ministério a obrar em conseqüência destes conselhos.
Na conclusão desta postagem é possível afirmar que  as COLÔNIAS eram uma forma geral para a METRÓPOLE carrear meios e recursos em proveito próprio e se livrar de gente indesejável. De outra parte, nestas COLÔNIAS, se abriam imensos campos de concentração a céu aberto destes rejeitos humanos indesejáveis e impróprios, nas metrópoles, para  a sua nova ERA INDUSTRIAL  Campos de concentração dos quais não era possível fugir pois faltava qualquer recurso para fazer o caminho de retorno donde vieram
Todos estes mecanismos eram realizados sem GRITOS. As metrópoles sugavam sigilosa e silenciosamente o que necessitavam de terras distantes. No caminho inverso enviavam os seus  produtos das máquinas e novos rejeitos humanos. Se houve algum GRITO dos emigrantes, rejeitados na sua terra de origem, esta voz se perdeu nas ondas dos oceanos ou nas profundezas das matas nos quais estes seres humanos tinham de se embrenhar para sobreviverem. Seres humanos que ocupavam e se apoderavam as suas terras ancestrais dos nativos. Imigrantes que, nesta sobrevivência, recuavam para  estágios de decadência bem mais profundos do que que os acolhiam.

CARTAGO


Imigrantes norte-americanos ao Brasil
+
O MURO NORTE AMERICANO contra IMIGRANTES de 2018
A FORMAÇÃO do BRASIL e os IMIGRANTES

.
Este material possui uso restrito ao apoio do processo continuado de ensino-aprendizagem
Não há pretensão de lucro ou de apoio financeiro nem ao autor e nem aos seus eventuais usuários
Este material é editado e divulgado em língua nacional brasileira e respeita a formação histórica deste idioma.

ASSISTÊNCIA TÉCNICA e DIGITAL de  CÌRIO JOSÉ SIMON

Referências para Círio SIMON
E-MAIL
SITE desde 2008
DISSERTAÇÃO: A Prática Democrática
TESE: Origens do Instituto de Artes da UFRGS
FACE- BOOK
BLOG de ARTE
BLOG de FAMÌLIA
BLOG “ NÃO FOI no GRITO “ - CORREIO BRAZILENSE 1808-1822
BLOG PODER ORIGINÁRIO 01
BLOG PODER ORIGINÁRIO 02 ARQUIVO
VÌDEO
                     CURRICULO   LATTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário