domingo, 28 de outubro de 2012

NÃO FOI no GRITO – 056



MIRAGENS & PESADELOS.

“Na quarta parte nova, os campos ara,
“E se mais mundo houvera lá chegara”.
CAMOENS, c. VII. e. 14. CORREIO BRAZILIENSE DE OUTUBRO, 1812

Erasmus Salisbury FIELD - Monumento à República Americana - 1875
Fig. 01 – O artista ingênuo se entrega à miragem norte americano de acumulação urbana, de verticalidade e de concentração sufocante num país de dimensões continentais. Esta e que foi copiado e adaptado em todos os países do Novo Mundo. Não foram suficientes os incêndios de Chicago e os efeitos devastadores do terremoto de São Francisco. O golpe nestas miragens veio com o atentado às duas torres gêmeas. Na cultura ocidental a miragem da Torre de Babel foi uma constante em todas as latitudes e que, agora, se alastra aos Emirados Árabes e ao oriente com os Tigres asiáticos.

A miragem parece, no primeiro momento, como algo bom, senão um milagre. Para o indivíduo que a percebe ela constitui a promessa e a esperança de uma solução definitiva de problemas angustiantes. Esta maravilha pode-se transformar, na sua concretização, num pesadelo prático para o próprio indivíduo que a percebe como para a coletividade.
É o caso do denominado “MENSALÃO” na politica brasileira. Parecia, num primeiro momento, a solução para um problema da política brasileira e para os problemas particulares daqueles que perceberam esta miragem e acreditaram nela. Tornou-se um verdadeiro inferno tanto para toda a classe política como estarreceu toda população brasileira. Esta viu erguer-se, da sombra e do silêncio, provas contundentes que abalaram a credibilidade brasileira nacional e internacional.

Carl SPITZWEG 1808-1886 “O Poeta”
Fig. 02 – A preguiça, como oficina do diabo, é povoada de miragens que se transfiguram, depois, em patologias que geram pesadelos. Estes pesadelos que constituem a matéria prima a ser transformada em indústria cultural e cujos produtos, se não forem vendidos para as ex-colônias europeias, servem de motivos e temas para o marketing e a propaganda das matrizes “liberais”. Marketing e propaganda em relação a cidadãos competentes para transformarem os seus tabus em totens. Com esta justificativa se entregarem, de corpo e alma, à fabricar mais e mais miragens, pois o mercado é seguro e cativa por hábitos seculares de servidão e heteronímia mental e físico.

Porém não é a primeira vez que a maioria do Poder Originário da Nação viu  miragens malignas destas se concretizarem em inferno para todos. Miragens malignas que respondem ao projeto colonial, à aparente solução da escravidão, as Missões jesuíticas e as ditaduras militares. Miragens malignas brasileiras as mais conhecidas e estudadas unilateralmente.
O unilateral deve-se ao fato de que estes estudos são parciais. Eles não acompanham seus efeitos do mal, não atingem e nem exterminam suas sementes. Efeitos do mal que se concretizam e atingem gerações inteiras. Escondem esqueletos sob o tapete da sala nacional. As sementes de miragens malignas disseminam e constituem o alimento do mal feito. Sementes que contaminam, emperram e corrompem todo o projeto civilizatório brasileiro.

Francisco José GOYA y LUCIENTES 1746-1826As bruxas”,  c. 1797 - óleo 43 cm X 30 cm
Fig. 03 – A mente humana europeia se povoa de miragens e o corpo perseguido por normas e tabus de toda ordem. Esta alma penada encontrou uma válvula de escape nas colônias, onde os crédulos bugres e africanos aprendiam e eram aterrorizados com as mesmas miragens e tabus.

O Poder Originário brasileiro, escaldado por estes sufocantes desastres, pode esperar e preparar-se para tantos outros e piores miragens.
Uma das características destas miragens políticas é um pequeno grupo visionário percebe alguns índices. Este pequeno grupo age rápido, silenciosa e ocultamente sem contrato com aqueles que ele se imagina como vítima. Para surpreender, estas potenciais vítimas, transforma estes índices naquilo que lhe parece altamente favorável aos seus próprios interesses. Nesta rapidez e cupidez atropelam as suas vítimas. Na sua precipitação passam por cima, se apropriam e depredam também o patrimônio material ou imaterial do conjunto nacional. Com o susto da sua audácia e do imprevisto os seus mentores auferem altos lucros pessoais. Lucros que se transformam, depois, em agonia para eles e para toda a população.

Fig. 04 – O pintor Domenikus Theotocópulos , de origem grega, havia passado por Veneza, a Rainha do Adriático e fixou-se no reino da Espanha. Em Toledo  captou e plasmou nas suas perturbadores imagens das miragens de uma nação na qual o Sol nãos se punha.  As sua interpretação de Lacoonte e os seus filhos sendo sufocados pela serpente era um sinistro pressagio dos desmandos e pesadelos que ainda esperava este povo.

Na literatura mundial aparecem na forma de Dom Quixote, que se transformam em pesadelo para o seu fiel escudeiro e motivo de pena e raiva da população geral. Ou então um Don Juan, um Fausto ou de mágico aprendiz que perde o controle dos seus pretensos dons.
A risonha miragem mundo do trabalho - transfigurado em ócio criativo perpétuo- está se transformando em pesadelo. Os primeiros  encantos da Princesa Moura do Jarau do eterno ócio e do prazer ilimitado, revelam, agora, o desespero de nações inteiras  e dos desempregados que caíram na armadilha.

RICHARD HAMILTON (1922-2011) - What  Was It That Made Yesterdays Homes So Different, So Appealing?
Fig. 05 – O primeiro quadro da POP ART mostra a superabundância de um lar de 1956.  O seu insólito título, na forma de uma pergunta, mostra o espanto do seu próprio criador. Ele é um índice silencioso como este conforto, sedução e separação do mundo da rua e da praça publica e aberta afasta e distrai os seus habitantes da política e das causas publicas que eles deixam para uns poucos e nos quais podem votar – ato que dura uns segundos e depois se alienam no seu conforto e vida sedentária em ambientes nos quais pensam que possuem tudo. No entanto só possuem mediações de outros que deliberam e decidem no seu lugar.

O olhar feminino da inglesa Deborah ORR faz coro ao quadro de Richard Hamilton. Ela percebe e descreve a causa desta alienação. Registra a existência miserável do britânico antes, durante e após as Olimpíadas de 2012 de Londres. Ela escreveu no The Guardian no dia 26 de outubro de 2012 que:
“antes da década de 1970 tivemos o Baby boom e que quebrou a ilusão, usada para presumir que no futuro todo mundo iria empregar menos tempo no trabalho e desfrutar mais tempo no seu lazer. Este futuro é agora. A sua versão caiu em cima de nós. O pesadelo do lazer imaginado estava recheado de dinheiro. No entanto, o lazer real da agora é caro e difícil. Muita gente não se importaria em trabalhar menos, se este tempo menor lhes fornecesse dinheiro suficiente para gozarem uma razoável qualidade de vida. É hora de o governo - e qualquer outro governo - começar a pensar sobre como ele pode enriquecer a vida e financiar de uma forma moderada. Isto não significa dar apenas dinheiro suficiente, às pessoas, para levarem a uma existência miserável em frente da televisão nas horas em que não trabalham”.

Fig. 06 – Ruben GRILLO é  desenhista competente para captar e registrar essencial das miragens que motivaram e sustentavam na época em acontecia o regime militar no Brasil. As suas obras circularam amplamente na imprensa nacional nesta época obscura, bizarra e surrealista para uma nação civilizada. Estas obras gráficas constituíam uma espécie de baixo contínuo e subliminar dos absurdos que pode levar a aceitação, a concretização em atos políticos e as trágicas consequências para aqueles que não se dobravam ou não queriam se importar com esta realidade distorcida.

Os mentores nacionais das miragens possuem pela frente dois eventos internacionais. Eventos que foram elaborados, aceitos e aprovados sem consulta e são carentes de um contrato nacional. Estes eventos de 2014 e 2016 irão carrear lucros certos para algumas empresas promotoras. Enquanto o trabalho e os prejuízos ficarão para serem saldados por uma imensa maioria, para não dizer de todo o Poder Originário brasileiro. Seguem o esquema eterno de “embolsar os lucros e socializar os prejuízos”. Miragens de lucros de imensas fortunas especulativas que a qualquer momento poderão revelar a natureza atroz desta nova miragem. Atrocidade que se revelará na transformação deste aparente paraíso oásis,  concretizado  em novo colonialismo e na escravidão de várias novas gerações. Prejuízo que transformará toda uma população em reféns internacionais. População presa aos grilhões de um novo colonialismo no mundo virtual e numa escravidão não menos real e vil.

Fig. 07 – O profeta Antônio “Conselheiro” no meio da miséria, agruras das secas constantes e das carências das necessidades básicas traduziu estas circunstâncias em bizarras prédicas originárias das miragens que estas privações provocam em qualquer ser humano, por mais saudável e resistente que ele seja fisicamente. Foi impiedosamente eliminado por um regime republicano que enfrentava uma revolta após outra que pipocavam em todo território nacional.

Em geral aqueles que se deixam envolver, e seduzir, pelas miragens, transfiguram-se em sacristãos da moral e do bem coletivo. Por esta razão seria trágico perceber estes poucos caírem nas armadilhas que eles mesmos armaram. Porém historicamente não é assim e o limite do dano não apenas este pequeno grupo de temerários. Contam não só arrastam a população inteira para o prejuízo. Contam também os seduzidos pelas miragens. Além disto, e o pior, consiste que este pequeno grupo mentor das miragens, transforma-se em cães raivosos e de guarda, agredindo, prendendo e matando quem duvide deles e das suas ilusões.

Foto Fabio Barros
Fig. 08 – A população miserável do Arraial de Canudos a espera, em 1897,  por uma solução final de sua miragem “do sertão virar mar” e o início de um pesadelo onde a miséria e morte eram corolários naturais das agruras das cíclicas secas. Um dos bairros de Canudos era designado Favela.  Favela que irá se espalhar todo o território nacional, não só pela designação, mas com a mesma realidade que estes infelizes viveram no final do século XIX nos sertões nordestinos. Realidade que terá o ciclo do cangaço em pleno século XX. Cangaço resultante das mesmas carências das necessidades básicas. Irá gerar outras tantas miragens que traduziram estas mesmas circunstâncias que tinham na sua raiz as mesmas privações insuportáveis para qualquer ser humano, por mais saudável, educado e resistente que ele fosse.  

 As miragens são contagiosas, perigosas e sinistras. Um mínimo de poder descuidado que cair nas mãos dos mentores das miragens, os faz agir firmemente para “salvar” as suas miragens com este poder. Ação que os leva ao ponto de promoverem - para aqueles que os querem de retorno à realidade - a instalarem as fogueiras da inquisição, os campos de concentração ou as câmaras de gás.

Diego RIVERA -1886-1957 “Calavera Catrina
Fig. 09 – O pintor mexicano buscou na mitologia, história e cultura do se povo os rituais e os signos do poder das miragens coletivas que moveram sempre as multidões desta nação. Os trágicos desfechos destas miragens também não se fizeram esperar. A Tenotchtitlan toda arrasada diante dos espanhóis no embate dos astecas em manter e defender a miragem de Huitchilopotchli.

As miragens do poder e das aparentes e perpétuas soluções não foi apenas o mundo europeu em geral. Cada nação foi vítima seduzida pelas suas miragens particulares. A nação portuguesa aceitou coletivamente expressa na miragem no Lusíada. Camões versejou que “na quarta parte nova os campos ara, E se mais mundo houvera lá chegara” (CAMOENS, c. VII. e. 14). O CORREIO BRAZILIENSE tomou este fragmento da miragem como consigna e abertura em todos os seus números. Ela confere forma poética escrita desta miragem. Esta epígrafe é visível na edição, de nº 53, de OUTUBRO de 1812.
A própria obra de Arte pode ser vitima da propaganda e do marketing, transformando-se numa miragem, corrupção e nascer morta. No entanto a coerência da Arte é o teste permanente de desta obra. Ela é coerente ao expressar o ser humano de cujo ente elas se origina. Como tal ela se transfigura, além de possuir também valor de documento de época e de local.

Hélios Aristides SEELINGER(1878-1965) - Costas do Brasil 1947 óleo 70 x 67 cm
Fig. 10 – O pintor simbolista brasileiro Seelinger captou, em largas pinceladas, o confronto entre as temerárias caravelas lusitanas frente à esfinge imperturbável do ameríndio. Este, até os dias presentes, não está suficientemente convencido a aceitar um contrato com que destruiu as suas flores, poluiu os mananciais, espantou os e extinguiu os bichos e levou para além-mar o que interessava. Como prêmio o europeu trouxe escravos e hordas de europeus. deserdados da sorte, nos porões dos seus navios.

A América Latina e o Brasil, em particular, foram campos experimentais zelosamente guardadas por fortalezas de todas as ordens. Território no qual laboratórios - invisíveis para os demais europeus - podia manter sigilosamente, sob seu controle, as vítimas das suas miragens. Longe do olhar mundial praticaram silenciosamente as piores atrocidades e que clamam ainda por justiça. Não é por acaso que vários sinistros carrascos nazistas procuraram, para eles mesmos,  estes paraísos das miragens depois de terem arruinado, com suas miragens,  o seu regime na Europa. E “se outros mundos houvera” colocavam os portugueses no projeto da a sua conquista preludiando o sonho da corrida espacial, mas que outras culturas concretizaram.
Ao atravessar os Sertões varados por profetas e místicos de toda ordem, um dos personagens de Guimarães Rosa vai recitando:
Querer o bem com demais força e de incerto jeito, pode já estar sendo se querendo o mal por principiar. Esses homens!. Todos puxavam o mundo para si, para concertar consertando. Mas cada um só vê e entende as coisas dum seu modo. (Guimarães Rosa, 1963, p.18)[1]



[1]  - GUIMARÃES ROSA,  João. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro : José Olympio, 1963, p. 18..


DIEGO RIVERA 1886-1957  NY -  Le Monde 20.11.201
Fig. 11 – O  “vigiar e o punir” cria o clima de uma ordem cemiterial. A lógica, a ordem e os métodos tayloristas da cultura norte-americana foram captados pelo pintor mexicano Diego Rivera. Este quadro contrasta vivamente com aquela da Fig. 09 do mesmo artista.  Comparando estas duas obras é possível  ter uma ilustração do “Abstrakion und Einfülung” do alemão William Worringer
Este literato mineiro havia assistido, como diplomata brasileiro, a ascensão do regime nazista na culta Alemanha onde exerceu o se cargo na década de 1930. As suas “Veredas” brasileiras são a continuação e constituem cenários das mesmas ou piores miragens da cultura europeia. Cultura europeia que transformou em colônias as outras culturas. Colônias nas quais se sentia abrigada a implantar os laboratórios dos seus desmandos. Desmando que não podia praticar nos laboratórios do Velho Mundo interditados pelos sacristãos da moral e do bem coletivo.
Talvez a pior prisão sobreveio com a fragmentação “cientifica” desta realidade. Fragmentação e isolamento recíproco comandado pelo culto da Razão soberana tanto do iluminismo como, depois, pelo positivismo. Positivismo e iluminismo nos quais poucos privilegiados possuem uma visão conjunta. Nesta fragmentação e neste isolamento recíproco cada agente necessita se contentar com a visão, estudo e controle de uma realidade mínima. Esta realidade mínima será o seu mundo para sempre e para todos os efeitos. Nesta fragmentação e isolamento recíproco, a Filosofia e as Artes são para temerários.  As especulações gerais e de cunho abrangente serão classificadas como inúteis, senão, altamente prejudiciais. O temor é que tais especulações, gerais e abrangentes, venham concorrer ou descubram, denunciem e trabalhem contra as meias verdades das miragens.

Spiegel em 26.10.2012
Fig. 12 – A miragem da escola e o pesadelo didático de uma escola na linha de montagem taylorista impõe a norma é vigiar e punir, mesmo que seja apenas simbolicamente e a seleção daqueles que estão mais acostumados em aceitar a heteronímia. Os mediadores deste pesadelo - sem condições de compreenderem o paradigma e muito menos exercer alguma deliberação e decisão de mudar - dificilmente são encontrados no exercício efetivo do magistério. Os mediadores trabalham por cima e por fora, fatiando a realidade. Fatias que sobrecarrega a vida da infância. Esta criança não terá a menor chance de perceber o conjunto de uma civilização, mesmo muito tempo depois de deixar a escola. Este peso curricular fatiado será - no máximo - um pesadelo de miragem do passado que ela jamais irá desejar de volta.

A educação formal brasileira constitui outra nau de insensatos movida pelos ventos das miragens. Na sua aparente neutralidade a sua tripulação deseja-se medidora no âmbito de culturas universais. No entanto desqualifica, aniquila e esteriliza quem se aproximar ou - pior ainda - se submeter às deliberações e decisões provenientes destas miragens de que esta nau é a portadora. No entanto, o seu maior perigo se encontra escondida nos seus porões e do qual nem a sua tripulação suspeita. Lá se alojam teses que se concertam entre si mesmas em argumentos relativos à indolência dos ameríndios, africanos e nordestinos. Piores que as antigas pestes, escorbuto, ratos e baratas que se introduzem, subliminarmente, em culturas que não possuem predadores competentes para lhes dar combate adequado. Porém destes saem destilados que ganham foros nacionais e internacionais como o “homem cordial brasileiro”, do “Jeca Tatu bem sucedido” ou do “bandido da luz vermelha” e tantas outras teses extremamente favoráveis aos seus autores. Teses que fazem a mentalidade de uma classe que cai na heteronímia e se identificam com esta minoria elevada ao nível de mediadores incontestes.


Frank WILLINGER - 1959- Ecce Homo - jun.1999
Fig. 13 – A arte contemporânea retomou imagens clássicas da cultura europeia como este Cristo nu e isolado sobre um pedestal público. Cristo, fora do poder de uma igreja, mas  condenado em nome de uma miragem. Cristo nu e isolado do mundo do consumo e de algum conforto material.

 Teses que, na sua heteronímia, nomeiam-se a si mesmas como as “legítimas e magníficas benfeitoras da humanidade”, quando de fato mergulhada na “escravidão voluntária” e se dizendo as perpétuas iluminadas. Nenhum marketing e propaganda dos apoiadores desta  nau dos insensatos, irá contradizer estes senhores momentâneos do raio e do trovão, e já embarcados para outra missão. Nau que, no momento que tiver cumprido a sua missão local -  e diante da hostilidade dos nativos - subir para níveis insustentáveis, irá levantar âncoras, e se dirigir para outros quadrantes mais favoráveis. As vítimas da missão local enterrem aqueles que tombaram na luta e os esqueçam - o mais rápido possível - diante da ameaça e da aproximação de outra nau de insensatos diferentes. 


Fig. 14 – Numa praça de Nuremberg, onde foram julgados os líderes nazistas, depois d IIª Guerra Mundial, ergue-se um monumento público `Nau dos Insensatos.  Esta cidade foi também centro de grande desenvolvimento dos meios impressos e que, na sua multiplicação, circulação e discussão tiveram condições de mostrar e evidenciar o que constitui miragem e apontando caminhos para a busca da realidade individual e coletiva.

A história colonial se acelerou. Agora as naus são aéreas e que se orientam pelo acumulado de redes mundiais. Porém os temerários de antemão conhecem, por meio destas redes, aquilo que interessa, e calculam os pontos aos quais convém evitar para não causar nenhuma contestação ou grito das novas e incautas vítimas. 


Fig. 15 – O historiador Erich Hobsbawn encara os leões de Porto Alegre em 13.2.1992 Estes  leões de mármore são das ilusões ou “de chácara”. São feitos apenas - e colocados ali - para que lembrem do efetivo Poder Originário do qual o prédio e os seus ornamentos seja o prolongamento de uma sala de visitas públicas dos estrangeiros que chegam a esta metrópole.

Neste contexto vale a observação de Erich HOBSBAWN de que ninguém se deve sentir autorizado ou estimulado na busca de novos mundos e muito menos tentar implantá-los. Estes ‘“novos mundos” poderão se revelar tantas outras miragens. Miragens cujas consequentes alienarão da realidade e a sua concretização poderá ser muito pior do que aquela que estamos vivendo. Já será um imenso ganho, para todos, se pudermos viver num mundo contratual público e coerente com a vez e a voz de todos.


FONTES BIBLIOGRÁFICAS

BOÉTIE, Etienne La (1530-1563).  Discurso da Servidão Voluntária (1549).  Tradução de Laymert G. dos Santos.  Comentários de Claude Lefort e Marilena Chauí.  São Paulo : Brasiliense, 1982. 239p.
FOUCAULT, Michel (*15.10.1926 – †28.06.1984).  Microfísica do poder. Rio de Janeiro : Graal, 1995. 295 p.
GUIMARÃES ROSA,  João. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro : José Olympio, 1963.
HOBSBAWN, Eric J. (1817-2012) . Nações e nacionalismo desde 1780: programa, mito e realidade. Rio de janeiro : Paz e Terra, 1991, 230 p.

FONTES NUMÉRICAS DIGITAIS

CORREIO BAZILIENSE – Londres - outubro de 1812

EDUCACIÓN PROHIBIDA

ANTONIO CONSELHEIRO 1830-1897

ARTE,  CULTURA e ESPORTE na Inglaterra
You cannot feed a nation on culture and sport, but you can nourish it
The government should help us enrich our lives with a little circus, even when bread is in short supply

Nau dos Insensatos
http://www.wdl.org/pt/item/8973/ - O livro  do ano de 1494 de Sebastian  Brandt 1458-1521

TEXTO PRODUZIDO ao SOM de
VERDISimon Boccanegra – Scala de Milão - 2010 – duração 02h27min57seg.

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