sexta-feira, 11 de novembro de 2022

230 - NÃO FOI NO GRITO - A ESCRAVIDÃO no BRASIL SOBERANO e LIVRE.

A ESCRAVIDÃO no BRASIL SOBERANO e LIVRE. “É ideia contraditória querer uma nação ser livre, e se o consegue ser, blasonar em toda a parte, e em todos os tempos de sua liberdade, e manter dentro em si a escravatura, isto é, o idêntico costume oposto á liberdade”. Correio Braziliense página 574 de seu número de novembro de 1822 O tema da ESCRAVIDÃO LEGAL atravessou incólume e sem solução ao longo do três seculos de COLONIALISMO. Não foi diferente ao longo de tido o REGIME IMPERIAL
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:The_Slave_Trade_by_Auguste_Francois_Biard.jpg Fig. 01 - A ESCRAVIDÃO LEGAL VIGENTE no BRASIL e ABOLIDA em PORTUGAL, foi pretexto para atrair capital e vontade politica para separar efetivamente Portugal do Brasil Os escravocratas mantiveram a lei nefasta até o final do REGIME IMPERIAL e invadiram o REGIME REPUBLICANO com ações endenizatórias pela perda do valor monet´rio de sus “PEÇAS”. A ESCRAVIDÃO LEGAL afrouxou a MORAL e a ÉTICA do BRASILEIRO e continua a projetar e reproduzir em e HÁBITOS, ESCOLHAS e PROJETOS após a sua superação legal Correio BRAZILINSE de novembro de 1822 Vol. XXIX. No. 17» 4. -pp,574 - 577 Miscellanea. Escravatura no Brazil. Naõ podemos deixar de louvar todos os procedimentos, que tem havido no Brazil; porque todos elles se tem achado na mais admirável coincidência, com as ideas, que temos annunciado, naõ sabendo ainda dos planos que no Brazil intentavam seguir. Ha, porém, um ponto, sobre que mais de uma vez temos fallado, em nosso Periódico, dando nisso nossa decidida opinião ;e a respeito do qual observamos, que todos os escriptores do Brazil guardam ainda silencio ; e he este ponto, a gradual eprudente extineçaõ da escravatura
. Fig. 02 - A ESCRAVIDÃO LEGAL VIGENTE no BRASIL era tanto rural como urbana. No meio urbano os “ESCRAVOS de GANHO” eram alugados pelos donos das “PEÇAS” para serviços gerais, de obras públicas e privadas O único trabalho dos escravocratas era mantiver vigente esta nefasta lei até o final do REGIME IMPERIAL e irromperam no REGIME REPUBLICANO com ações jurídicas pela perda do posse e o respectivo valor monetário de “SUAS PEÇAS”. Este VALOR era multiplicado por mil se não era mera especulaçãi He idea contradictoria querer uma naçaõ ser livre, e se o consegue ser, blazonar em toda a parte, e em todos os tempos de sua liberdade, e manter dentro em si a escravatura, isto he, o idêntico custume opposto á liberdade. Seria a desesperada medida de um louco, destruir de uma vez a escravatura, quando ella, além de constituir parte da propriedade do paiz, está também ligada ao actual systema da sociedade,tal qual se acha constituída. Mas, se a sua abolição repentinaseria um absurdo rematado, a sua perpetuação n'um systema de liberdade constitucional he uma contradicçaõ de tal importância, que uma cousa ou outra devem acabar. Os Brazilienses, portanto, devem escolher entre estas duas alternativas; ou elles nunca haõ de ser um povo livre, ou haõ de resolver-se anaõ ter com sigo a escravatura. Argumentar-nos-haõ, que os escravos saõ necessários, para a cultura dos campos, e para lavrar as Minas; e que, sem escravos, esses ramos essenciaes da industria do paiz desappareceraõ, e com elles a riqueza do Brazil. Negamos redondamente, e o provaremos quando for conveniente, que o Brazil deixe de ser igualmente rico, quando naõ tiver escravatura, mas raciocinando mesmo nesta hypottesse, que naõ admittimos ; perguntamos £ que preferem os Brazilienses, ser pobres, mas serem homens livres, com um Governo Conslitucional; ou serem ricos, e submissos a governos arbitrários, sem outra constituição política,que a que lhes preserever o Despotismo? Da continuação da escravatura no Brazil deve sempre resultar uma educação, que fará os homens menos virtuosos, e mais susceptíveis a submetterem-se ao governo arbitrário de seus superiores; e nem se argumentará, para alegar como regra geral, a energia e sentimentos nobres, que nesta crise tem mostrado os Brazilienses; porque nas commoçoens políticos desenvolvem-se extraordinariamente os talentos e as virtudes cívicas; mas nós falíamos do estado ordinário das cousas, da constituição permanente,que deve reger os povos.
O CAIS do VALONGO https://riomemorias.com.br/memoria/cais-do-valongo/ CAIS do VALONGO por JOHANN MORITZ RUGENAS Fig. 03 – O cais do VALONGO, no Rio de Janeiro funcionou, não só como mercado das “PEÇAS”, mas também como CARTÓRIO LEGAL da ESCRAVIDÃO VIGENTE no BRASIL, O dono das “PEÇAS” tinha nas mãos uma escritura pública que lhe conferia toda o domínio e posse de um patrimônio monetário. Após efeito da LEI ÁUREA os escravocratas reclamavam do governo uma indenização pelas perdas sofridas das “ SUAS PEÇAS” . Para trartar cnm alguma profundeza esta questão, seria preciso entrarem miudezas, que na verdade affli^ir.am o nosso pensamento, e o de todos os Brazilienses amantes de sua pátria, escolhemos pois o melhodo de fa/.er algumas perguntas, «• deixamos aos Brazilienses honrados, patriotas, e pensadores, responder a essas perguntas, segundo sua* consciências, e tirar de suas mesmasrespostas as conseqüências. ¿ Na nossa educação, dutuule a infância, cem quem tivemos nós mais, e de quem tiramos a maior parte das ideas e dos costumes, dos pays ou das mffys ?. ¿ Com quem associam as mulheres no Brazil, antes de casar, e de quem tiram suas ideas da vida domestica ? ¿ Quaes *uõ as virtudes das criadas, com quem essas senhoras solteiras devem poi necessidade viver na mais intima sociedade ? ¿ Se essas criadas, e diárias companheiras das senhoras solleiias saõ escravas, t «jue virtudes lhes poduiM» suppõr? E se as naõ suppozcrmos virtuosas, ¿ que se n li me n tos póvicincilas inspirar em suas senhoras solteiras, que tendam a fazêllas boas mlys de família ? ¿ Se ttui comparação os motivos que ha era uma criada livre para sei honrada, com os de uma criada escrava, para st r depravada, quando conhece, que de sua viitude nenhuma vantagem lhe pude resultar ( e alguma ganhará com sua depravaçaõ) ao mesmo (empo que a criada livre tem diante dos olhos a temperança que por sua virtude somente poderá fazer tal casamento, que venha a figurar um dia no mundo tanto ou mais como sua senhora ?
Fig. 04 - A ESCRAVIDÃO LEGAL ,além do BRASIL e das nações ibéricas da América, mantinha um vasto comércio internacional e cujas ramificações estavam presentes nos ESTADOS UNIDOS como na RÚSSIA Os escravocratas norte americanos migraram ao Brasil apos a derrota do sul dos Estados Unidos trazendo os seus escravos e aqui continuaram esta práticai nefanda ao abrigo da LEI Os sentimentos dos Brazilienses saõ tam elevados, que naS suppomos, que suas almas nobres se abatam a preferir fts lucros, que lhe podem provir da continuação da escravatura, com o desaí da falta de educação virtuosa em suas famílias ; e desprezem o possuir essa educçaõ virtuosa, que os faça dignos de serem homens livres. Se o contrario se observar na practica, naõ será isso senaõ o resultado de naõ haverem pensado na matéria, com a madureza, que ella requer; e por isso he que desejamos, que os escriptores do Brazil chamem paia este ponto o bom senso do povo, fazendo-o reflectir na impossibilidade de ser livre, naõ tendo uma educação virtuosa ; e na incompatibilidade que ha em ter uma educação virtuosa, quando a mocidade se acha cercada dos vícios inherentes aos escravos com quem vivem. Naõ queremos generalizar esta idea ao ponto de dizer, que por isso que as criadas em uma família saõ viciosas, as senhoras meninas dessa mesma família o devam ser também; mas dizemos, que as ideas vis, que por força devem entreter as escravas haõ de contaminar o espirito (quando naõ derranquem o corpo) das senhoras meninas, com quem vivem.—¿ E que maior mal se pôde conceber em uma naçaõ, que deseja ser livre e virtuosa ?
Fig. 05 – No BRASIL o destino dos NAVIOS NEGREIROS eram os portos marítimos onde as “PEÇAS” eram descarregadas de forma diferenciada evitando formar grupos da mesma etnia, cultura e língua. Os escravocratas mantiveram este nefasto comércio até o final do REGIME IMPERIAL apesar de toda a vigilância inglesa. No entatno, neste comércio humano, estes NAVIOS NEGREIROS eram arrendados, em Londres com a sua respectiva tripulação especializada. A maior parte de nossos sentimentos e de nossas acçoens depende dos accidentes de nossa educação ; e um homem educado com escravos, naõ pode deixar de olhar para o despotismo, como uma ordem de cousas natural. Ulteriores oceurrencias na vida, que saõ (como diz Helvécio) ainda traços na educação do homem, podem fazer mudar em alguns indivíduos essa errada preocupação ; mas a maioridade dos homens, que saõ educados com escravos, deve ser inclinada á escravidão, e quem se habitua a olhar para o seu inferior como escravo, aceustutna-se também a ter um superior, que o tracte como escravo. Repetindo, pois, o que dissemos a cima, que este mal, no Brazil, só se deve remediar gradualmente e com muita prudência, declaramos ao mes JIO tempo, que os Braziliense devem esro lie r, entre terem Constituição política, duradoura, sem escravatura ; ou conservar seus escravos, e as suppostas riquezas,que delle*» lhes provém, sendo a nua pátria sogeita ao Despotismo. Naõ achamos meio terno nesta alternativa, e por isso nos adornamos,que depois que a imprensa he livie. uo Bra/il naõ le-Unha havido quem examine esta questão, illuminaiido o puhhco, e (a/i.nilo cntiar os povos no conhecimento dos iuteri ssi s. que tam importante maternia envolve. Agora he o limpo decomeçar. Mas tractamos só do começo, e mesmo para isso chamamos em auxilio da boa razaõ a penna dos eciiptores no Brazil; porque, naõ basta que o Governo obre secundo o que lie conforme aos interesses da naçaõ, he a demais necessário, que o povo esteja persuadido, que isso assim he realmente ; para isto he que se requerem os serviços daquelles homens, que se acham em situação de dirigir a opinião publica ; e os que nisso se empregarem faraõ assim um relevante e essencial serviço a sua Patria. A ESCRAVIDÃO do BRASILEIRO e continua a projetar e reproduzir em HÁBITOS, ESCOLHAS e PROJETOS após a sua superação legal. O ESCRAVO perdeu a sua LIBERDADE enqiuanto o DONO das “PEÇAS” perdeu a CRIATIVIDADE e INICIATIVA Com a SERVIDÃO VOLUNTÁRIA cresce o COLONIALISMO enquanto a MORAL e a ÉTICA do . BRASILEIRO se afrouxam. Na pratica o COLONIALISMO cresce com a SERVIDÃO VOLUNTÁRIA Este crescimento é mensurável no NÚMERO de PESSOAS que EMPOBRECEM, sentem-se DESCARTADAS e necessitam adotar o CREDO do VENCEDOR seja lá ELE QUEM FOR O CAPITAL não é antagônico com o TRABALHO e se confunde ou é soberano em nenhum REGIME GOVERNAMENTAL. Com a distribuição equânime da renda nacional TODOS tem a GANHAR e se sentir solidários nos bons e maus momentos O CAIS do VALONGO https://riomemorias.com.br/memoria/cais-do-valongo/ CAIS do VALONGO por JOHANN MORITZ RUGENAS https://www.multirio.rj.gov.br/index.php/reportagens/12557-cais-do-valongo-é-patrimônio-da-humanidade O BRASILEIRO EMPOBRECE em 2022 https://atarde.com.br/brasil/brasil-empobrece-e-ve-aumento-dos-domicilios-nas-classes-d-e-e-1185118 O BRASILEIRO EMPOBRECE com a sua SERVIDÃO VOLUNTÁRIA. https://www.poder-originario.com/news/o-brasileiro-empobrece-com-a-servidao-voluntaria/ As PERMANENTES DESIGUALDADES do BRASIL https://english.elpais.com/usa/2022-01-26/nearly-20-years-on-since-famous-snapshot-of-inequality-in-brazil-little-has-changed.html

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