sábado, 5 de janeiro de 2019

178– NÃO FOI no GRITO



A MÁQUINA SUBSTITUI o ESCRAVO e
o ROBÔ, o OPERADOR da MÁQUINA


O SONHO do OURO continuava ativo e vigoroso,  em dezembro de 1818, CONTRA TODAS as PROVAS em CONTRÁRIO.
Neste SONHO do OURO FÁCIL e ABUNDANTE os ESCRAVOS (PEÇAS) começaram a ser tornar anti-produtivos. Estas “PEÇAS” tornava-se caras, obsoletas, e, portanto, dispensáveis
Porém o imaginário do burocrata não quer abrir, em hipótese alguma, a janela para não se contaminar com a realidade. Realidade na qual predomina e continua a imperar o hábito de ganhos fáceis e incessantes, especialmente para os DONOS do PODER. Não lhes importa quem é sacrificado, descartado e aniquilado.
Tanto no início do século XIX, como no XXI, importa gerar a acumular FORTUNAS. Gerar e acumular FORTUNAS seja por uma descoberta fortuita de algo que se imaginava esgotado ou por novas tecnologias que permitam continuar a alimentar o SONHO do OURO e de FORTUNAS. 
Fig. 01 – O estafante trabalho manual da lavagem e da cata do OURO de ALUVIÂO além de perigoso permita os mais variados estratagemas de sonegação do “QUNTO REAL” do PRODUTO FINAL DESTINADO à LISBOA Insaciável E PERDULÀRIA.   Portugal devia até a calças para  Ia NGLATERRA por efeito do tratado de METHUEN[1] .Esta aproveitava esta fortuna do OURO do BRASIL para financiar as suas fábricas e para a invenção e produção de novas  máquinas.

CORREIO BRAZILIENSE DEZEMBRO de 1818 - Voi XXL No. 127, pp. 633-664 MISCELLANEA. BRAZIL.
Introducçaõ de machinas na Mineração. Rio de Janeiro 25 de Julho. Villa Rica.
Fig. 02 – O ativo e esforçado Wilhelm Ludwig von ESCHWEGE (177-1855) imaginou, criou e fez operar mecanismos hidráulicos que esmagavam, lavagem e catavam o OURO de ALUVIÂO. Esta iniciativa foi possível graças a “ABERTURA dos PORTOS para NAÇÔES AMIGAS” . Evidente as fortunas do OURO do BRASIL foi algo que motivou as viagens, pesquisas e investimentos no território brasileiro fechado, aos não lusitanos, ao longo de três séculos de COLONIALISMO para financiar as suas fábricas e para a invenção e produção de novas máquinas.

Para constar ao publico quam úteis saõ todas as machinas e engenhos, com os quaes se poupam muitos braços, c principalmente nas províncias interiores do Brazil, aonde ha mineração de ouro e aonde cada vez mais cresce o preço dos escravos ; se ajunctaaqui a copia de uma attcstaçaõ. Homualdo José Monteiro de Barros, Professo na Ordem de Christo, Coronel de Milícia por Sua Majestade El H<°y Nosso Senhor.—Attestoe faço certo que por insinua
çaõ do Tenente Coronel de Engenheiros Guilherme, Baraõ de Eschewege, fiz construir um engenho para reduzir a pó, e ao mesmo tempo lavar a formação de pedra da rainha lavra, seguindo-se em tudo a sua direcçaõ, com que principiei logo a perceber a grande vantagem de tirar vinte e seis oitavas de uma mina abandonada pela sua pobreza, no curto espaço de pouco mais de dous dias de trabalho, cm que foram occupados apenas dous escravos, vantagem esta, que antes naõ percebia com trinta praças occupadas na mesma mina em uma semana.
Fig. 03 – A decantada MÁQUINA de esforçado Wilhelm Ludwig von ESCHWEGE TRITURAVA o CASCALHO, LAVAVA o PÓ  e EXTRAIA o OURO de ALUVIÂO.. Evidente que mecanismos desta natureza interessavam à CORTE de LISBOA na medida da cobrança do QUNTO do PRODUTO FINAL destinado a PORTUGAL,  Porém o mecanismo era improvisado pela falta de um suporte industrial local, carência de técnicos que eram improvisados e especialmente pelo esgotamento do OURO SUPERFICIAL CARREGADO pelo ALUVIÃO, desde a Época da INCONFIDÊNCA MINEIRA. Assim a MÁQUINA de Wilhelm Ludwig von ESCHWEGE não fez história na continuidade da invenção e produção de novas  máquinas brasileiras. Permanece apenas como curiosidade do MUSEU do OURO de SABARÁ

E por esta me ser pedida a passei para constar.—Morro de Santo Antônio 13 de Maio de 1815.—Romualdo José Monteiro de Barros. Ora applicando-se era todas as minas similhantes engenhos nas lavras de ouro, como este, e como outro, que está estabelecido pelo mesmo Tenente Coronel Engenheiro para a Sociedade de Mineração em Villa Rica, executado em ponto maior, com toda a razaõ se deve esperar que as minas de ouro, que vam cada vez em mais decadência pela ignorância na Sciencia Montanistica, algum dia tornem outra vez a chegar ao seu llorente estado antigo, quando acharão a abundância de ouro a flor aterra
Fig. 04 – A imensa, ativa e interessada burocracia lusitana que foi deslocada para a COLÒNIA NRASILEIRA - com o objetivo de controlar, contabilizar e cobrar  o QUNTO do PRODUTO FINAL DESTINADO à LISBOA  - deixou o seu registro na barras de ouro.   Registro que antecederam as atuais BARRAS e os CÒDICOS NUMÉRICOS DIGITAIS  A finalidade é a mesma, ou seja o  de controlar e acumular impostos para o GOVERNO CENTRAL e que torno o objetivo de uma burocracia grudada e identificada com esta fonte. .

Melhoramentos no Brazil.
O Leitor achará a p. 633, uma interessante noticia sobre a introducçaõ de machinas na mineração do Brazil. A escassez de braços, que o alto preço dos escravos produz no Brazil, naturalmente impellirá os habitantes daquelle paiz a recorrer ao niachinismo, tanto melhor adaptado ás necessidades da vida do que o trabalho forçado dos homens, e tanto mais Iucroso, em um paiz aonde a população he tam diminuta. A p. 634, temos também copiado das novidades, da Bahia, um novo estabelecimento naquella cidade, para educação dos meninos pobres, Este ramo de economia interna merece toda a attençaõ do Governo, e nos regosijamos de ver o patriotismo dos indivíduos, dirigido a tam úteis fins. Mas he preciso repetir, que o Governo naõ permitte ao espirito publico a elasticidade do que elle he susceptível: sem os esforços dos particulares, sempre as medidas do Governo seraõ mancas.
Apos dois séculos quando este SONHO do OURO movido pelos braços dos ESCRAVOS (PEÇAS) começou a ser tornar anti-produtivos continua a inflamar e cegar mentes e corações.
Fig. 05 – O prédio e as austeras salas do MUSEU do OURO de SABARÀ é o que restou do trabalho manual da lavagem e da cata do OURO de ALUVIÂO em Minas Gerais Uma eventual fortuna do OURO acumulada no BRASIL de forma alguma podia ser aproveitada em comodidades domésticas e muito menos em ostentação suntuária. No máximo podia se cofiada à uma das confrarias religiosas para a construção e ornamento de igrejas. Outra alternativa era o retorno para Lisboa e a construção e o ornamento de residências associadas  ao esplendo da  corte lusitana,

A diferença é que no século XXI estas “PEÇAS” , substituídas pela MAQUINA do século XIX , são por sua vez substituídas pelo robôs do século XXI. Os proletários, operadores das MÁQUINAS, tornaram-se obsoletos, caros e, portanto dispensáveis.
De outra parte aumento imensamente o TRABALHO INTEÇLECTUA, a SENSIBILIDADE ao limite humano e os robôs incapazes de deliberar e decidir sobre a sua criação e reprodução.
Fig. 06 – As complexas e precisas rotinas de controle das MÁQUINAS são  assistidas pelo operário do lado de fora do estafante da Linha de montagem. Rotinas que podem ser programadas para fabricar um produto diferente do anterior e posterior da série da mesma  linha de produção e montagem. Resta ao humano o intenso trabalho intelectual e criativo da invenção e da produção de novas  máquinas, os robôs e as rotinas que devem seguir com rigor e precisão.

Apesar do aumento do TRABALHO, os EMPREGOS formais -criados para operar as máquinas - estão diminuindo a olhos vistos
Fig. 07 – Numa fábrica, operada por robôs, verifica-se a ausência humana. Não é por acaso que a palavra “ROBOTA” é o termo empregado, na língua tcheca,  para designar o ESCRAVO , Escravo sem alma sensível e incapaz de produzir e se reproduzir, em seu próprio nome, deliberação e decisão  como é  o estatuto do ESCRAVO HUMANO.
Na medida em que imaginário do acumular, dono do poder e do seu burocrata não quer abrir a janela para a realidade continuam a contaminar, poluir e sacar sobre os bens de sua própria sobrevivência e reprodução do SER HUMANO. O hábito de ganhos fáceis e incessantes dos DONOS do PODER predomina e continua a imperar sobre a realidade. Ao acumulador não importa quem é sacrificado, descartado e aniquilado.
No contraditório é de perdoar a esperança e o entusiasmo do editor do CORREO BRAZILIENSE, de dezembro de 1818, pelo mecanismo do nobre, ativo e esforçado Wilhelm Ludwig von ESCHWEGE. Afinal HIPÓLITO JOSÈ da COSTA estava distante do LUGAR, da SOCIEDADE e das CONDIÇÕES CULTURAIS e TÉCNICAS de um CONTINENTE DOMINADO, ESPOLIADO na superfície e DESCONHECIDO no seu interior profundo. Ao mesmo tempo o jornalista estava mergulhado de corpo e mente nas emanações e vapores da PRIMEIRAS FÁBRICAS britânicas sem as quais seria impossível imaginar a INGLATERRA de HOJE. Assim HIPÒLITO da COSTA conferia destaque para qualquer notícia que podia ser um débil índice deste caminho do Brasil na pista destes europeus empenhados na corrida para as fábricas e para a ERA INDUSTRIAL.

FONTES
Wilhelm Ludwig von ESCHWEGE (177-1855)
+

MÁQUINA de LAVAR OURO

MINAS GERAIS e o QUINTO do OURO
MUSEU do OURO Sabará video
CICLO do OURO
O OURO derramado sobre  SABARÀ
Tratado de Methuen - 1703
 
ROBÔS nas FÁBRICAS
Este material possui uso restrito ao apoio do processo continuado de ensino-aprendizagem
Não há pretensão de lucro ou de apoio financeiro nem ao autor e nem aos seus eventuais usuários
Este material é editado e divulgado em língua nacional brasileira e respeita a formação histórica deste idioma.


ASSISTÊNCIA TÉCNICA e DIGITAL de  CÌRIO JOSÉ SIMON

Referências para Círio SIMON
E-MAIL

DISSERTAÇÃO: A Prática Democrática
TESE: Origens do Instituto de Artes da UFRGS
FACE- BOOK
BLOG de ARTE
BLOG de FAMÌLIA
BLOG “ NÃO FOI no GRITO “ - CORREIO BRAZILENSE 1808-1822
BLOG PODER ORIGINÁRIO 01
BLOG PODER ORIGINÁRIO 02 ARQUIVO
VÌDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário