sábado, 4 de julho de 2015

122 – NÃO FOI NO GRITO.

A POSSE da FOZ INTEIRA do RIO AMAZONAS.
Fig. 01 – A Colônia Lusitana do Novo Mundo estava cercada de uma imensa e custosa rede de fortes militares.  Esta malha de defesa protegia especialmente a costa e estava colocada nos pontos estratégicos dos acessos marítimos dos portos brasileiros, É o caso do Forte de São José da atual Macapá, capital do Amapá e que se configurou e expandiu a partir deste referencial e proteção deste equipamento  militar.

Entre as novidade do mês  de julho de 1815, o número 86, volume XV,  de Correio Braziliense dedica informação relativa á questão da posse territorial brasileira com as suas respectivas fronteiras. Na medida de sedentarização de um povo ou de uma nação  os extremos da posse territorial sempre suscitaram interesses, guerras tratados e reconhecimento de marcos físicos e unívocos. Constitui problema recorrente desde os acadianos na conquista da Suméria ao plantar os seus kudurros[1], passando pelo Tratado de Tordesilhas de 02 de julho de 1494 ao litigio secular da posse de  Olivença[2]  ainda não resolvido em julho de 2015.
Fig. 02 –  O atual estado brasileiro do Amapá possui 142.815 km² de área onde viviam em 2014 751.000 habitantes . Perde, por pouco,  do território do Uruguai que possui 176.220 km² onde vivem 3.418.694 habitantes.   Porém a pequena desvantagem territorial é amplamente compensada pela posse INTEIRA da FOZ do Rio Amazonas. Todo o vasto interior da AMAZONIA ficaria sob o controle de potencias externas se o PORTAL da AMAZONIA estivesse em mão e domínio estrangeiro.
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Em julho de 1815 nem o limite extremo norte do Oiapoque  nem o extremos sul no Chuí estavam definidos. Ao norte persistia a dúvida e as pretensões da França em se apropriar da margem esquerda do Rio Amazonas. No sul as idas e vindas dos exercito brasileiro e o Uruguai em formação e consolidação estavam merecendo reiterados esforços diplomáticos empurrados por interesses econômicos, políticos e sociais. O editor do Correio Braziliense propunha doar a Guiana Francesa aos espanhóis incluindo a margem esquerda do Rio Amazonas. Estes cederiam a margem esquerda do Rio da Prata. Assim o território brasileiro iria do Rio Amazonas ao Rio da Prata. Na atualidade significaria a troca o Estado do Amapá pelo território do atual Uruguai. Argumentava que os espanhóis eram conhecidos e confiáveis do que os franceses, além, de certamente estar cogitando no seu berço natal, a cidade de Colônia do Sacramento. Em termos matemáticos era ter a posse de UMA FOZ INTEIRA ou então, de DUAS MEIAS FOZES. O governo lusitano, de julho de 1815, resolveu ter a POSSE INTEIRA do RIO AMAZONAS. Isto não impediu que Dona Carlota Joaquina deixasse de dirigir os olhares políticos sobre  a FOZ do RIO da PRATA.  
. 03 – A Pororoca ocorre em diversos  rios volumosos no seu encontro com o mar. Este  reage na mesma intensidade das forças da água  na relação “a toda ação corresponde uma reação igual e contrária à força do despejo” O rio Amazonas[1] despeja até 300.000 m³ de água por segundo no Atlântico na época de chuvas e manteve a média de 209.000 m³ por segundo entre os anos  1973-1990.   Água doce e fecunda para um oceano cada vez mais estéril e salgado. Água doce e fecunda que faz do Brasil uma das esperanças no aumento das mudanças climáticas do planeta.

Estava no ar, naquele momento, argumento geral de que as campanhas militares francesas haviam questionado, invadido e modificado substancialmente as relações entre “ESTADOS, NAÇÔES e os seus respectivos GOVERNOS”. O Tratado de Paris (11.04.1814) havia posto fim as hostilidades bélicas, que, de fato,  só se encerraram em 18  de julho de 1815 na Batalha de Waterloo. Enquanto isto o Congresso de Viena, nas suas diferentes sessões,  as POTENCIAS ALIADAS contra NAPOLEÃO redesenhavam as fronteiras dos “ESTADOS, NAÇÔES e os seus respectivos GOVERNOS”. Uma destas fronteiras dizia respeito ao limite norte do litoral do Brasil. As forças brasileiras haviam tomado a Guiana Francesa[2] em resposta às invasões dos exércitos franceses de Portugal continental. Com a paz e o tratado de Viena[3], a França estava cobiçando também a margem esquerda do Rio Amazonas[4].


[3]  - Em FEVEREIRO de 1815 a DIPLOMACIA LUSITANA não tinha mais COERÊNCIA com os INTERESSES do BRASIL

[4] - BRASIL em janeiro de  1815 e  2015  DEVOLUÇÃO da GUIANA FRANCESA

ACTE du CONGRÉS de VIENNE du 9 Juin 1815 avec ses annexes
Fig. 04 – Não se pode negar a esplendida assessoria e apoio logístico ao Congresso de Viena (1814-1815) dado por representantes da nobreza, diplomatas e mordomos das cortes dos antigos regimes. Uma das provas desta logística em promover eventos sociais, econômicos e pseudo políticos são as atas realizadas er nome dos monarcas das potências reunidos em Viena Nestes documentos de um MUNDO IMAGINADO por estes POTENTADOS eles estabeleciam, de cima para baixo,  contratos que de fato nem todos referendavam. Entre estes silenciados, no texto destas atas,  estavam nações como Portugal que entrava como vítima da França e que seu ministro Telleyrand[1] que representava, na ocasião,  a dinastia dos BOURBONS[2] e se fazia passar, por sua vez, como vitima de Napoleão e da Revolução Francesa

Tópicos do Tratado de Viena no que concernem  a Portugal no
Correio Braziliense – VOL. XV- Nº 86. JULHO de 1815 - Política, p 38 - 44
POTÊNCIAS ALLIADAS.
Vienna, 26 de Junho.
O seguinte he um summario dos 121 Artigos, que compõem o Instrumento Principal do Congresso de Vienna :—
p.43
VI. NEGÓCIOS DE PORTUGAL.
105. Restauração de Olivença.
106. Relaçoens entre a França e Portugal.
107. Restauração da Guiana Franceza.
VII. DETERMINAÇÕES GERAES.
108. Navegação pelos rios que correm cm diferentes Estados.
109. Liberdade de Navegação.
110. Uniformidade de systema.
111. Tariffa.
112. Portagens.
113. Caminhos de reboque.
114. Direitos de armazens.
115. Alfândegas.
116. Formação de um regulamento permanente.
117. Regulamentos especiaes para o Rheno, Main, Neckar, Moselle, Maese, e Scheldt.
118. Confirmação dos tractados particulares, e actos annexos ao tractado geral.
119. Convite ás outras potências para accederem ao tractado geral.
120. Reserva em quanto ao uso da Língua Franceza.
121. Deposito do Tractado original nos Archivos de Vienna, e fecho das ratificações.

Correio Braziliense – VOL. XV- Nº 86 - JULHO de 1815 - Política, p 107 - 111
Reflexoens sobre as Novidades deste Mez.
BRAZIL.
Colônia de Cayenna.
(Com um Mappa da desembocadura do rio Amazonas)
No resumo, que publicamos a p. 38, dos arranjamentos feitos pelo Congresso de Vienna, achamos, que ficou ajustado o que dizia a respeito á Guiana Franceza; posto que naõ se diz, a maneira ou condiçoens desses ajustes. Correo em Inglaterra, ha algum tempo, que S. A. R. o Príncipe Regente de Portugal, naõ quizéra ratificar o tractado de Parte, de 30 de Março, de 1814; por desaprovar a cessão de Cayenna; com isto se levantou aqui em Londres um desarraioado clamor contra a Corte do Rio.de- Janeiro, clamor que naõ podia ter outras vistas senaõ o livrar de uma justa censura, o Diplomático que S. A. R. teve a infelicidade de empregar naquella occasiaõ. Deixando de parte o comportamento daquelle charlatão político, que a seu tempo exporemos em suas próprias cores; examinaremos aqui em abstracto a questão da colônia de Cayenna, pelo que respeita o Brasil; para mostrar. mas quam justificado seria o Príncipe Regente de Portugal em naõ approvar tal cessaõ; se com eneito isso assim suecedeo; e se o naõ fez, com quanto motivo o deveria fazer.
O Brazil comprehende tal extençaõ de território, que seria ambição de criança indesculpável, desejar possuir ali mais terras, salvo alguma pequena porção, que sirva para defensa, e segurança do todo; e he no sentido desta excepçaõ, que a estipulaçaõ do tractado de Paris, sobre Cayenna, he terrivelmente defeituosa.
 Mapa da desembocadura do rio Amazonas- Correio Braziliense – VOL. XV- Nº 86 - JULHO de 1815p.107
Fig. 05 – A importância da questão da Foz do Rio Amazonas fez o editor do Correio Braziliense desenhar e imprimir no texto, deste jornal mensal, uma das raras imagens. Esta questão surgiu com a urgência e para ilustrar a devolução da Guiana Francesa aos limites de 1792.
No entanto os nomes indígenas e regionais,  dos acidentes geográficos, estavam fornecendo munição e pretexto para os negociadores gauleses, liderados elo sinuoso Charles Maurice de  TALLEYRAND-PERIGORD,  se apropriarem da região geográfica que esta mapa mostra

Damos aqui ao Leitor um mappa da embocadura do Rio das Amazonas, para com elle fazer-mos mais claro o que temos a dizer, sobre a importância de negar aos Francezes, alguma possessão na margem esquerda daquelle rio; e os números, que mostram a profundidade do canal, foram tirados de um antigo mappa Hollandez; e designam o melhor canal para a entrada do rio.
Para quem possue o Brazil, o território da Guiana he de insignificantissimo valor; mas naõ se pôde dizer o mesmo daquela parte da margem meridional do Amazonas, que serve para a completa segurança da navegação daquelle rio, e que indisputavelmente tem pertencido a Portugal, como o reconhe. ceo a mesma França no tractado de Utrecht.
Fig. 06 – O desenho  dos fortes coloniais lusitanos do Novo Mundo esta adaptado ao impacto dos canhões por sólidas paredes inclinada.  Priorizava  a vigilância e fácil deslocamento de peças de artilharia por meio de rampas de suave inclinação. Este da imagem  é um esquema do Forte de São José da atual Macapá, capital do Amapá que se desenvolveu a partir da proteção oferecido por este equipamento  militar

Neste tractado se assegurou o ponto da protecçaõ completa da navegação do Amazonas, fixando os limites das duas Guianas Portugueza e Franceza, no rio, que se acha em diversos mapas com os differentes nomes de Oyapaco, Oyapock, Japoc, e Vicente Pinson. Esta diversidade de nomes causou bastante confosaõ, para dar lugar a que os Francezes insistissem em dizer, que o rio designado pelo tractado de Utrecht, éra o que os Portoguezes chamavam Calmeme, e que fica 150 milhas mais próximo á embocadura do Amazonas, do que o verdadeiro Oyapoc.
Fig. 07 –  O atual estado brasileiro do Amapá possui 142.815 km² de área onde, em 2014,  viviam 2014 751.000 habitantes. Perde, por pouco,  do território do Uruguai que possui 176.220 km² onde vivem 3.418.694 habitantes.   Porém a pequena desvantagem territorial é amplamente compensada pela posse INTEIRA da FOZ do Rio Amazonas. Todo o vasto interior da AMAZONIA ficaria sob o controle de potencias externas se o PORTAL da AMAZÔNIA estivesse em mão e domínio estrangeiro.

Esta differença, porém, ainda que se seguisse a interpretação Franceza, naõ deixava de segurar aos Portuguezes a completa entrada da embocadura do Amazonas ; mas Portugal nunca accedeo a tal interpretação; posto que pelo art. 4º. do tractado de Madrid, de 1801, os limites se fixaram no rio Carapa. uatuba, que deságua no Amazonas cousa de um terço de gráo ao Norte de Equador, acima do forte Macapá.
Fig. 08 – Os “PRESENTES” que  os monarcas -  das potências que se uniram contra as tropas de Napoleão e as ideias Iluministas, reunidos no Congresso de Viena (1814-1815) –conferem- se o BOTIM de GUERRA si mesmos e  aos seus pares. Destes esperavam generosas “RETRIBUIÇÕES”. Este gesto de magnanimidade reciproca também significavam futuras e prósperas alianças matrimoniais entre as casas reais aliança  que garantiam estas generosas “RETRIBUIÇÕES”

Os Ministros Inglezes queixáram-se de que os Francezes tivessem feito este arranjamento em Madrid, que éra diametralmente opposto ao tractado preliminar ja entaõ assignado entre a França e Inglaterra, e se declarou no Parlamento, que esta cláusula do tractado de Madrid seria revogada, e até se nomeou o rio Arauary, como a linha do divisão, que se empregaria para o futuro.
No tractado definitivo d'Amiens, de 1802, art. 7º. se determinou o limite da Guiana, pelo rio Arauary, como se tinha anuunciado ; más he de notar, que esta estipulaçao foi acordada pelos Ministros Inglezcs, sem intervenção de Ministro ou Plenipotenciario Portuguez, e além disso contraria aos preliminares da paz. Esta cessão mettia os Francezes de posse da embocadura do Amazonas, e como tal éra mui prejudicai ao Brazil.
Tivemos ja outra oceasiaõ de observar, que a importância deste pequeno território consiste, principalmente, em remover para o mais longe ponto possivel, as posiçoens d'onde os Francezes possam fazer sair os seus corsários, para obstruir a navegação do Amazonas; esta segurança foi a que se desattendeo no tractado de Amiens, e a que se devia remediar no tractado de Paris.
Fig. 09 – O extremo norte do litoral brasileiro se encontra no hemisfério norte. Este monumento  encontra margem direita do Rio Oiapoque na divisa do estado brasileiro do Amapá com a Guiana Francesa.   Ponto distante e muito acima da FOZ do Rio Amazonas e que, assim, permanece sob a inteira soberania do território e maraca o início das aguas territoriais brasileiras que se estendem, de forma continuada, deste ponto até o Chuí na divisa com o Uruguai.

O Amazonas tem na sua entrada muitos baixos e ilhas, que dificultam a passagem; e os canaes do norte e do sal saõ oi que permittem livremente a entrada de embarcaçoens grandes; o do sul, entre a terra firme, e ilha Caviana, tem a corrente taõ rápida, que faz a navegação mui dificultosa; o do norte he portanto o mais seguro c fácil, e por isso o mais importante, e que mais precisa segurar-se contra os corsários Francezes, que possam vir de Cayenna; principalmente pelo anchoradoiro que offercce entre as ilhas de Novo e Penitencia, que ficam na embocadura do Arauary.
Vejamos agora, se o Príncipe Regente tinha o direito de exigir, que se lhe desse pelo tractado de Paris esta segurança da navegação do Amazonas.
Em todos os tractados entre Portugal e Inglaterra, sempre esta garantio a integridade dos territórios de seu Aliado, e nenhuma interpretação, por mais capeiosa que seja, poderá admittir, que Portugal conserva a sua integridade, perdendo Olivença, e ficando sem a segurança da navegação do Amaaonas; e no entanto tal foi a conseqüência do tractado de Paris. De Olivença, nada diremos; porque nada podemos accrescentar que melhore os argumentos taõ habilmente produzidos pelos Plenipoteuciarios Portuguezes, em Vienna, na sua memória, que publicamos no nosso N°. passado ; mas quanto a Guiana, convém ainda notar outra eircumstancia.
O tractado de Paris foi concluído, achando-se S. A. R. o Príncipe Regente de Portugal em posse total da Cayenna, que tinha conquistado; e seguramente a restituição de toda aquella colônia, obtida por conquista em justa guerra, exigia alguma compensação; e as pretençoens de Portugal naõ podiam ser mais moderadas, do que exigindo somente o reter o que éra seu antes da guerra; e o que nao desejava para outro fim, se naõ para segurança e pura defensa de seus Estados.
A honra da Gram Bretanha, que tinha garantido os domínios Portuguezes, se achava nisto taõ empenhada, quanto os interesses da Inglaterra mesmo requeriam esta contemplação; porque o embaraço da navegação do Amazonas, em tempo de guerra, deve ser proporcionalmente taõ nocivo ao commercio Inglez como ao Portuguez.
A situação da França conquistada pelos Alliados, e a posse de Cayena pelos Portuguezes eram circumstancias taõ favoráveis, que he impossível suppor que nunca existam melhores; e no entanto deixou-se passar a oceasiaõ de fazer um arranjo definitivo, em qúe a segurança do Brazil ficasse além de toda a duvida.
Nós devemos á justiça o declarar, que, pelo menos no que respeita ao limite das Guianas ser o Oyapoc, o Goveruo do Brazil obrou o que devia, instruindo seu Plenipotenciario a exigir isto sem interpretação ou modificação alguma; mas por outra parte, se o Plenipotenciario Negociador desobedeceu a suas instrucçoens, éra necessário que o Governo do Brazil salvasse a sua honra aos olhos do Mundo, castigando o indivíduo, com a publicidade que o caso exigia; porque do contrario se faz comparte na transacçaõ que reprova; ainda mesmo, que naõ tenha ratificado o tractado como se diz.
Fig. 10 –  Em julho de 2015 o  Brasil possui TRÊS VEZES o TAMANHO GEOGRÀFICO do IMPÉRIO ROMANO no seu APOGEU, incluindo Egito, Gália, Espanha e outros terras mais. Este tamanho e população contrariam amplamente o Catecismo de Auguste Comte que prognosticava Estados Nacionais com, no máximo, três milhões de habitantes ao exemplo do atual Uruguai. Ao observar esta relação entre o  tamanho geográfico e número de habitantes percebe-se que as atuais potencias mundiais são aqueles grandes em ambas estas dimensões humanas e geográficas.  No caso brasileiro é necessário ressaltar este tamanho geográfico, população e unidade resultaram do longo processo lusitano, ampliado e defendido pelo Império e consolidado no início do Regime Republicano.

Os limites do Brazil se poderiam fixar muito bem, dando Guianna aos Hespanhoes, e cedendo estes as possessoens que tem ao Norte do Rio-de-Prata. Assim o Rio-da-Prata e Amazonas seriam os extremos limites do Brazil na costa do mar; e subindo pelo Amazonas, até a foz do Yaguari tirar por este uma linha que passasse por cima das Missoens Portuguesas dos Padres Carmelitas, denominadas de S. Pedro e S. Paulo, situadas na margem direita do Amazonas, aonde principiam as possessoens Portuguezas, seguindo a cordilheira de montanhas mais altas até Mato grosso; e dahi seguir o rio Jauru, em todo o seu curso, até aonde elle entra uo Paraguay, e Rio-da- Prata.
Fig. 11 –  O Forte de Santa Teresa no atual território do Uruguai foi de iniciativa lusitana por efeito do tratado do Prado de 1761 que invalidou de Madrid de 1750[1].   Em sucessiva tomadas e retomadas a sua posse esteve em mãos espanholas e alternadamente com as lusitanas.Na consolidação da soberania do Uruguai ele foi incluído no território desta nação que possui um carinho especial por este local e obra como a maior fortificação colonial entre as suas fronteiras. Transformado e mantido como ponto turístico cumpre, em julho de 2015.  a sua função simbólica colonial e econômica da era pós-industrial

Tal arranjamento de mutuas cessoens naõ podia ter lugar, estando os Francezes senhores de Cayenna; a Hespanha cederia a Portugal as terras, que tem na margem esquerda do Rio da- Prata ; e em compensação lhe daria Portugal Guiana ao Norte do Amazonas, assim como no interior nas margens do Rio Negro; e por outra parte a vizinhança da Hespanha pelo Amazonas, nao tem os perigos, que traz comsigo a vizinhança da França; e por isso naquelle caso naõ éra necessária a segurança de possuir ambas as margens do rio.
O momento he ja passado, para se poder pensar era tal idea; porém os políticos do Brazil nao devem perder de vista os interesses de seu paiz, se a fortuna quizer que torne a voltar uma oceasiaõ propícia.
Se Portugal retesse a posse de Guiana poderia com ella fazer proposiçoens á Hespanha; e nesse caso pouco importaria que a Hespanha ficasse de posse de toda a margem esquerda do rio; visto que naõ ha o mesmo temor da parte de Hespanha, que justamente existe a respeito da França.


[1] O projeto iluminista contrapõe-se ao projeto da Contrarreforma no Rio Grande do Sul.

A PROVÍNCIA SUL-RIO-GRANDENSE DIANTE do PROJETO IMPERIAL BRASILEIRO. 


Fig. 12 – O Congresso de Viena (1814-1815) foi um evento social, econômico e político no qual os monarcas das potências que se uniram contra as tropas de Napoleão e as ideias Iluministas e republicanas da Revolução Francesa. Celebraram o seu aparente e provisório triunfo ao ritmo da nova dança das Valsas Vienense composta pelo maestro Richard Strauss    Neste meio tempo retalharam, ao seu arbítrio, o mapa do mundo e distribuindo, no papel,  territórios físicos sem perguntar, consultar os seus habitantes e sem submeter a qualquer referendum do seu próprio PODER de ORIGEM, como eles estavam acostumados a fazer antes das revoluções Norte-Americana[1] ou Francesa. Evidente que não existia mais este MUNDO IMAGINADO destes POTENTADOS. Suas danças, contradanças e eventos eram o seu ópio e seu mecanismo de fuga da realidade.

Os caminhos das recentes e novas concepções de “NAÇÃO no ESTADO” - que se estavam abrindo em julho de 1815 – remetem, em julho de 2015, aos estudos das ideias de Eric HOBSBAWN[2]. Este autor afirmou (1990: 31)  que “o significado de “nação”, e também o mais frequentemente ventilado na literatura, era político”. Se Portugal e a sua corte continuavam ferreamente presos aos conceitos políticos de um Estado Monocrático de origem e direitos divinos, o mesmo não acontecia com aqueles que tentavam se livrar deste jugo. Competia a um potencial “ESTADO SOBERANO da NAÇÂO BRASILEIRA” organizar-se e caminhar  para um TERRITÓRIO PRÓPRIO e BEM DELIMITADO[3].
 As ENERGIAS BRASILEIRAS tiveram o TEMPO, entre 1812 e 1822, para a concepção e construção deste ESTADO para uma NAÇÃO. Certamente contavam com um POVO com certa homogeneidade graças ao condicionamento colonial lusitano de três séculos de férreo fechamento das fronteiras territoriais. Evidente que o preço a pagar era um ÂNIMO NACIONAL em profunda heteronomia senão de servilismo. Assim foi um movimento de vértice com baixíssima deliberação decisão proveniente do PODER ORIGINÁRIO desta NAÇÃO IMAGINADA.
O quanto esta NAÇÃO é um ENTE IMAGINADO depreende-se do texto de  HABSBAWN quando ele adverte (1990: 215) que “nação” e “nacionalismo” não são mais termos adequados para descrever as entidades políticas descritas como tais, e muito menos para analisar sentimentos que foram descritos, uma vez, por essas palavras” . Esta observação nos coloca no campo aberto pelas dúvidas e incertezas que acompanham o cortejo da ERA PÓS-INDUSTRIAL, no qual se criou e se faz circular a presente postagem.

FONTE BIBLIOGRÀFICA

HOBSBAWN Eric J, (1917-2012)– Nações e nacionalismos desde 1780: programa, mito e realidade Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, 230 p.

FONTES NUMÉRICAS  DIGITAIS
CONGRESSO de VIENA 1814-1815
Ata final do Congresso de Viena 09.06.1815
Casamento Bélgica com Países Baixos
Le GATEAU des ROIS

Correio Braziliense – VOL. XV- Nº 86 - JULHO de 1815

FORTE de SANTA TERESA
Turismo
História


MARGEM ESQUERDA do AMAZONAS e INTERESSES LUSITANOS

OIAPOQUE BRASILEIRA e FRANCESA

Rio AMAZONAS e a POROROCA


[1]  Uma JOVEM DEMOCRACIA em GUERRA com a sua EX-METRÓPOLE em 1812.

[2] HOBSBAWN Eric J, (1917-2012)– Nações e nacionalismos desde 1780: programa, mito e realidade Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990, 230 p.

[3]    O BRASIL em JULHO de 1814: O MILITARISMO e as INSTITUIÇÕES POLÍTICAS.

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