sábado, 9 de julho de 2011

NÃO-FOI-NO-GRITO - 001

NÃO HOUVE GRITO a

NÃO ser de ANGÚSTIA e de MEDO.

Este blog trabalha no exame das circunstâncias atuais e passadas do PODER ORGINÁRIO BRASILEIRO.

Centra-se na construção do PODER ORGINÁRIO BRASILEIRO no decênio que precedeu a Independência Brasileira e na busca de sua soberania nacional. Como parâmetro desta busca orienta-se, presente, da necessidade da redefinição circunstanciada e permanente da atualização desta soberania do PODER ORGINÁRIO BRASILEIRO.


Fig. 01 – INDEPENDÊNCA ou MORTE ou "O Grito do Ipiranga" de Pedro Américo (óleo sobre tela 7,60 x 4,15 m,, Florença ).. O nome original dessa tela é "Independência ou Morte" mas ficou conhecida como "O Grito do Ipiranga". A obra foi encomendada pelo governo imperial e pela comissão de construção do monumento do Ipiranga, antes que o Museu do Ipiranga existisse, e foi completado em 1888.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_do_Ipiranga

Uma coletividade pode imaginar-se ter chegado à soberania quando ainda lhe falta muito caminho. Nesta direção evoca o pensamento de Sêneca que ele escreveu no início do Império Romano

“Penso que muitos poderiam ter atingido a sabedoria, se não se tivessem imaginado ter chegado até ela, se não se tivessem fingido certas coisas em si mesmos, se não passassem por outras com os olhos fechados SÊNECA Da tranqüilidade do ânimo, p. 08

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=6773

Todos conhecem o final do Império Romano e forma como o conselho, do professor do imperador Nero, foi mal interpretado e praticado. Orientado por estas razões busca-se, neste blog, as raízes do Império Brasileiro e a forma como foram tratados aqueles que criaram e deram suporte ao poder imperial. Contra estes súditos imperiais elevou-se a cidadania republicana.


http://en.wikipedia.org/wiki/File:Tiradentes_Esquartejado_(Pedro_Am%C3%A9rico,_1893).jpg

Fig. 02 – TIRADENTES ESQUARTEJADO - Esta obra de Pedro Américo é do mesmo ano de 1893 do GRITO de Munch Apesar do abismo estético e político, que os separa, existem pontos em comum. No quadro do brasileiro o terror é explícito e exposto ao sol tropica. No do norueguês este terror é velado e universal. Em ambos é um membro do povo que sofre

Contudo títulos, como súditos, cidadãos, democratas e republicanos, dizem pouco, se não constituem capas para encobrir as realidades mais elementares do exercício da tirania. O Correio Braziliense registrava no seu nº de julho de 1811, na p.129:

“A tyrannia pôde ser exercitada por muitos assim como por um só, e talvez a de muitos he a mais pezada. 0 fim da legislação está em prevenir, que os que governam, seja um, ou sejam muitos, naõ abusem do seu poder ; obrando contra as leys, e fazendo-se tyrannos”.

http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/060000-038#page/1/mode/1up

Está aí o retrato do centralismo legal, esboçaado por um brasileiro em julho de 1811. Hipólito José da Costa (1774-1823) já previa o cortejo de indivíduos, de grupos de interesse, de ideologias e até de partidos legais que planejariam e exerceriam o PODER TIRÂNICO por meio do GRITO, do tiro, das intimidações econômicas e coerções sociais e culturais. PODER TIRÂNICO exercido no GRITO em nome de sua própria ORIGEM, da qual se diriam, e se julgariam, os legítimos representantes.


http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grito_(Edvard_Munch)

Fig. 03 – Edward MUNCH 1863-1944 – “O GRITO1893 Os quadros ESQUARTEJAMENTO e o GRITO são do mesmo ano de 1893, apesar do abismo estético e político que separam estas obras de Pedro Américo e de Munch

Este mesmo PODER TIRÂNICO, exercido no GRITO e na CONFUSÃO, está se renovando por meio da nova infra-estrutura. Alterou-se o modus-operandi, mas permanece a mentalidade. Inclusive ela se faz sentir na produção intelectual na qual chegou ao impasse da superabundância e que, para os espíritos e as mentalidades rígidas do pragmatismo, significaria desperdício de esforços, de trabalho produtivo e de resultados.

É preocupante a transformação cultural velocíssima por que estamos passando. Do jeito que a coisa vai, o crítico vai ter que usar o twitter, pois qualquer editor de suplemento recebe mais de 100 livros por semana. Não há espaço no jornal para todos. Nem nas livrarias. Vai ver que o crítico deve fazer um juízo de 140 batidas para (des)orientar o público. Assim muito mais autores seriam contemplados. O que caracteriza basicamente a cultura “contemporânea” é isto, fragmentação e superficialidade. E a pressa de fazer sucesso.Afonso Romano de SANTANA

http://desenredos.dominiotemporario.com/doc/desenredos_4_-_entrevista_com_Affonso_Romano_de_Santanna.pdf


http://gismontizado.wordpress.com/tag/francis-bacon/

Fig. 04 – Francis BAICON 1909-1992 pintura 1954

O Império Romano também havia chegado à esta superabundância, na sua capital imperial. A saída da elite foi a política do “pão e circo”. Este caos físico e mental é o pretexto para os espíritos e as mentalidades rígidas e pragmáticas, instalarem e fazerem funcionar as mais ferozes ditadores, o terror anônimo e praticar os mais bárbaros holocaustos da modernidade industrial.


http://www.culture.gouv.fr/Wave/image/joconde/0538/m506006_87ee2128_p.jpg

Fig. 05 – François RUDE 1784-1855 Relevo do Arco de Triunfo de Paris – molde

Capacete dos Bombeiros de Paris

O receio deste blog é que neste caldo apareçam e comecem ECOAR os gritos a semelhança de quem conduz gado ou realiza a doma na forma antiga do grito intimidatório.

Na subida da multidão ao palco da História, sempre houve os GRITOS de quem se quer impor a esta multidão. Aos gritos seguem-se os estampidos dos tiros, o zumbido e os estrondos das bombas, tanto do terrorista anônimo, do traficante como de forças que se dizem oficiais. Certamente poucas desta forças são representativas do PODER ORIGINÁRIO que avocam a si e se dizem legitimados e autorizados por ele.


Fig. 06 –Ferdinand Victor Eugene DELACROIX 1798-1863 - Vitória Guia o Povo

na Revolução de 1830

O que se irá buscar, neste blog, são índices do PODER ORIGINÁRIO que deu as costas à política européia e que continua o caminho sofrido e trabalhoso rumo à SOBERANIA BRASILEIRA e SUL-AMERICANA.

As elites, que ocuparam provisória e sucessivamente o poder econômico, moral e política do Brasil, promoveram guerras intensas onde a Verdade, se não morreu, ficou seriamente doente e diminuída. É voz corrente de que a “1ª vitima de qualquer guerra é a VERDADE”. No contraponto e para fabricar a VERDADE, conveniente e oportuna, temerários políticos criaram e praticaram o lema “menti, menti que algo irá permanecer”. Mentalidade que se materializou nas mais ferozes ditaduras, no terror anônimo e nas praticas dos mais bárbaros holocaustos da modernidade industrial. Quando a Civilização e à RAZÃO acordam, estes monstros já levaram a SUA VERDADE


Fig. 07 – Felipo Tomaso MARINETTI 1876-1944 Do Manifesto FUTURISTA [...]Venham, pois, os alegres incendiários de dedos carbonizados! Ei-los! Ei-los!... Vamos! Ateiem fogo às estantes das bibliotecas!... Desviem o curso dos canais, para inundar os museus!... Oh! a alegria de ver booiar à deriva, laceradas e desbotadas sobre aquelas águas, as velhas telas gloriosas [...] .

http://pt.wikipedia.org/wiki/Manifesto_Futurista

O grito, o bofetão e o soco do Futurismo conduziu a juventude para a guerra, a destruição e a morte. É tudo aquilo que uma civilização não quer e nem pode pretender ser e ter como horizonte e FUTURO.

Na denúncia desta barbárie, do GRITO lançado contra o povo, este blog buscará documentos da atualidade e eventualmente também do passado, para a construção das narrativas que se querem VERDADEIRAS, JUSTAS e, se possível, também BELAS.


http://www.flickr.com/photos/marconunes/4651939114/

Fig. 08 – ALEIJADINHO - A profª Isolde VENTURELLI sustenta que os Profetas de Congonhas do Campo _MG- sejam alegorias ao sacrifício dos Inconfidentes.

http://congonhas.tripod.com/polemica.html + http://www.horadopovo.com.br/2003/dezembro/19-12-03/pag8a.htm

Este blog busca, sem gritos ou bombas ostensivas ou subversivas, aquilo que constitui uma civilização possível de manter. Milhões de brasileiros mostram, ou já demonstraram isto, por meio de seu trabalho silencioso, ordeiro e no interior de um projeto de soberania conquistada e renovada todos os dias. Certamente os parasitas, os aproveitadores do trabalho alheio e os eternos berrantes podem e devem ser denunciados, vencidos e reeducados. Contudo tendo, por meio e fim, um claro projeto para que também estes possam orientar a sua imensa energia para circular a favor e não contra o CONJUNTO do PODER ORIGINÀRIO da NAÇÃO BRASILEIRA que se quer civilizada e soberana no seu conjunto.


https://www.angel.com.br/blog/?p=3232

Fig. 09 – REVOLUÇÂO CONSTITUCIONLISTA de 1932 – O primeiro post do presente blog é editado num 09 de julho dia em que o Estado soberano de São Paulo – como queriam os que proclamaram a Republica Brasileira – rememora como o sangue, o trabalho e o ouro dos seus filhos foi sublimado para conferir suporte físico e mental para a criação da Universidade da São Paulo. A USP continua o projeto civilizatório que o GRITO, o TIRO e a busca de INTIMIDAÇÂO GUERREIRA não teria atingido e ninguém queria de fato e de direito continuar...

COMBATE [?] às margens do YPIRANGA

http://histsocpolbrasil.blogspot.com/2010/08/obra-de-pedro-americo-independencia.html

http://www.culturabrasil.org/independencia2005.htm

CORREIO BRAZILIENSE

http://www.brasiliana.usp.br/bbd/handle/1918/060000-038#page/1/mode/1up

GRITO de MUNCH - 1893

http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Grito_(Edvard_Munch)

PODER ORIGINÀRIO

http://www.ciriosimon.pro.br/pol/pol.html

Este artigo abre este blog com uma série de matérias relativas ao PODER ORIGINÀRIO em preparação ao BICENTENÀRO da INDEPENDÊNCIA BRASILEIRA.

As matérias deste blog são de natureza didática, sem fins lucrativos ou de qualquer apoio financeiro. Elas podem ser apropriadas na medida que respeitem as mesmas condições e do Creative Commons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário